Dados do Trabalho


Título

RELATO DE EXPERIÊNCIA: CHECKLIST TRANSPLANTE RENAL SEGURO, ATUAÇÃO DO ENFERMEIRO

Introdução

Nas avaliações pré-transplantes renais é necessário à atuação multiprofissional, visando fornecer subsídios para o sucesso do procedimento, tanto em nível do paciente quanto dos familiares. Entretanto, destaca-se a atuação do enfermeiro diante desta realidade, a abordagem deste profissional compreende todas as fases do processo baseados em evidências científicas que fundamentam o cuidado. OBJETIVOS: Ressaltar a atuação do enfermeiro no pré-operatório; aplicar o formulário; reduzir o impacto negativo dos desfechos clínicos mediante complicações.

Material e Método

Elaboração do formulário e implantação na fase intraoperatória, a lista de verificações (checklist) específicas para cirurgia segura no transplante renal.

Resultados

A fim de prevenir e minimizar a resposta ao estresse e trauma cirúrgico visando à segurança do paciente na fase intraoperatório, foi criado o formulário “transplante renal seguro” contemplando todas as etapas em que o paciente será submetido, desde chegada ao pronto atendimento, internação nas unidades, centro cirúrgico até transferência para a UTI. O mesmo, contempla todas as etapas do processo do transplante renal, sendo um norteador para o enfermeiro assistencial, contemplando desde o momento pré-cirúrgico, até nos primeiros cuidados imediatos que são realizados na UTI.

Discussão e Conclusões

O formulário transplante renal seguro, conduz o enfermeiro assistencial diante da complexidade do transplante, o estudo está em análise porém espera-se contribuir para disseminar o conhecimento, despertar interesse no assunto, de forma a reforçar a necessidade de abordar as questões sobre os transplantes.

Palavras Chave

transplante renal, segurança do paciente

Área

ÉTICA, ENFERMAGEM, COORDENAÇÃO - Pré-operatório

Instituições

HOSPITAL SAO VICENTE DE CURITIBA - Paraná - Brasil

Autores

ROGERIO FERREIRA DE LARA