Dados do Trabalho


Título

Jogo das Estrelas “Vitória da Vida”: ação social da Liga de Transplante de Órgãos e Tecidos na Semana do Doador

Introdução

A Liga de Transplante de Órgãos e Tecidos (LiTOT) da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, anualmente realiza atividades de extensão à comunidade. O objetivo foi relatar a experiência da organização de partida de futebol entre receptores de órgãos e equipe transplantadora.

Material e Método

Relato de experiência acerca das atividades realizadas durante a Semana Nacional do Doador.

Resultados

Para o planejamento, foram estabelecidas parcerias com serviços de doação e transplantes do Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto. O evento aconteceu em complexo esportivo que cedeu as camisetas dos jogadores e o espaço para o jogo. Foi obtido patrocínio para compra de bandeiras, troféus e medalhas, camisetas da campanha, lanche, e filmagem aérea. Emissoras de televisão, jornalistas e membros da Secretaria do Esporte da Prefeitura marcaram presença. A arbitragem foi voluntária e realizada por profissionais federados. A abertura foi realizada por jornalista, membros da equipe transplantadora e receptores transplantados. Foi realizada a leitura da Oração do Doador e iniciado o cerimonial do jogo. Crianças vestidas com camiseta da campanha de doação abriram o evento com a “bandeira da doação”, e as bandeiras da cidade e do estado de São Paulo. O hino nacional foi executado por um flautista. Após fotos dos jogadores e fogos de artifício, iniciou-se a partida. A equipe foi composta por 11 receptores de fígado e rim e 11 profissionais da equipe multidisciplinar. Mais de 120 pessoas participaram do evento. Premiações e a confraternização encerraram o jogo.

Discussão e Conclusões

A realização do jogo de futebol promoveu a integração e a celebração da vida. Para os membros da LiTOT, possibilitou ainda o exercício da cidadania, levando à sociedade a importância da doação e transplante de órgãos.

Palavras Chave

Transplante, doação de órgãos, liga acadêmica.

Área

ÉTICA, ENFERMAGEM, COORDENAÇÃO - Pós-operatório

Instituições

Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto - EERP USP - São Paulo - Brasil

Autores

Alexandra Dias de Almeida, Lívia Maria Garbin, Fernanda Titareli Merízio Martins Braga , João Paulo Victorino , Paloma Peroni Contiero , Carolina Francielli Soares Benedetti , Daiane Rubinato Fernandes , Daniella Maia Marques , Karina Dal Sasso Mendes