Dados do Trabalho


Título

AVALIAÇÃO DA FORÇA MUSCULAR PELO ESCORE MEDICAL RESEARCE COUNCIL (MRC) EM PACIENTES COM ASCITE REFRATÁRIA

Introdução

Paciente com cirrose hepática geralmente apresenta complicações, uma delas ocorre devido à restrição alimentar e à ineficiência do metabolismo hepático, podendo resultar em massa muscular comprometida. O estudo buscou avaliar com o Medical Researce Council (MRC) a força muscular dos membros superiores e inferiores em pacientes na lista de transplante de fígado com ascite refratária.

Material e Método

O trabalho foi desenvolvido após aprovado pela Comissão de Ética para Análise de Projetos de Pesquisa do Hospital das Clínicas da Universidade Federal do Ceará, nº 3.168.005. Estudo descritivo. Foram avaliados 6 pacientes ascíticos que realizaram paracentese no mês de fevereiro de 2019, ambos os gêneros, idades compreendidas entre 45 a 68. Foi solicitado ao paciente sedestação à beira do leito. O MRC, consiste na avaliação da força crescente com uma escala graduada de 1 a 5, sendo aplicado resistência manual pelo avaliador, instruindo cada movimento a ser realizado. Foram avaliados abdução de ombro, flexão de cotovelo, extensão de punho, flexão de quadril, extensão de joelho e dorsiflexão.

Resultados

Pacientes encontravam-se com MELD a partir de 15, sendo 5 do gênero masculino e 1 do feminino, destes são 66% idosos. Mais de 66% deles apresentaram grau de força 4 em 50% dos movimentos.

Discussão e Conclusões

Os pacientes apresentaram grau de força reduzido, não venceram a resistência manual imposta no teste do MRC. Estes achados corroboram com trabalho que mostrou a força muscular e mortalidade de hepatopatas em fila de espera por um transplante de fígado, onde se depararam com a idade avançada ser um fator agravador, concluíram ainda que os pacientes se apresentam atróficos, proporcionando o descon¬dicionamento físico, expresso por redução da força muscular e da resistência muscular.

Palavras Chave

ascite, paracentese e transplante de fígado

Área

FÍGADO - Registros/Resultados do Centro

Instituições

Hospital Walter Cantídio - Universidade Federal do Ceará - Ceará - Brasil

Autores

NEYARA LIMA FERNANDES, JANAÍNA MARIA MAIA FREIRE, CAMILA FERNANDES MORORÓ, FRANCISCA ISABELLE SILVA SOUSA, TYCIANE MARIA VIEIRA MOREIRA, LÍVIA TORRES MEDEIROS, PATRÍCIA CARVALHO BEZERRA, EDNA SOUSA CARDOSO, MARIA JOSÉ NASCIMENTO FLOR, CLÉBIA AZEVEDO LIMA, ANA FILOMENA CAMACHO SANTOS DALTRO, FÁBIA KARINE MOURA LOPES, LíGIA BAYMA TORRES ARAÚJO, ANDRÉA COSTA ANJOS AZEVEDO