Dados do Trabalho


Título

RECUSA FAMILIAR PARA DOAÇÃO DE ÓRGÃOS NO BRASIL: UMA ABORDAGEM INTEGRATIVA

Introdução

A doação de órgãos é um assunto bastante delicado de ser abordado a população, percebemos pouca aceitação das pessoas frente a este assunto e por conta desse preconceito cultural, dificulta-se para os profissionais na hora da entrevista familiar. Objetivo: Apresentar e discutir o número de recusas familiares frente a doação de órgãos e tecidos no Brasil.

Material e Método

O estudo retrospectivo, descritivo com abordagem quantitativa e integrativa, referente a recusa familiar para doação de órgãos nos diversos Estados do Brasil, entre janeiro de 2016 a dezembro de 2018.

Resultados

No ano de 2016, 43% foi o número de recusa familiar, em 2017 o número de recusa familiar foi 42% e em 2018 o número de recusa familiar foi 43%, esses são dados apresentados no Brasil, mais temos estados no Brasil onde a recusa familiar chega a 80%.

Discussão e Conclusões

No ano de 2018 no Brasil obtivemos o número de 6.441 entrevistas realizadas, 2.753 delas, foram recusadas, totalizando em 43% de recusa familiar dos potenciais doadores. Se analisarmos por estado Mato Grosso no ano de 2018 apresentou 80% de recusa familiar informação importante essa onde diversos fatores contribuíram para não aceitação das famílias. Um dos fatores que prejudicam a entrevista é a insegurança dos profissionais que a realizam, os profissionais devem estar preparados para realizar essa etapa importante do processo, pois envolve questões éticas, culturais e o nível de conhecimento sobre o assunto, a entrevista deve ser feita com cautela e clareza para não gerar desconfiança nos familiares e fazer com que eles entendam a importância da doação não como uma obrigação em doar órgãos, mais com como um direto da familiar podendo autorizar a doação de órgãos ou não.

Palavras Chave

Doação de órgãos; Entrevista familiar; Recusa familiar; Potencial doador.

Área

ÉTICA, ENFERMAGEM, COORDENAÇÃO - Estatísticas locais

Instituições

UNISO - Universidade de Sorocaba - São Paulo - Brasil

Autores

Stefany Mayara Hermenegildo Rigobelli, Leticia De Fatima Barbosa, Caroline Estevão Espíndola, Sheilla Siedler Tavares, Clayton Gonçalves de Almeida, Irineu César Panzeri Contini