Dados do Trabalho


Título

Relato de Experiência sobre o projeto de extensão de doação e transplante de órgãos: Formação de multiplicadores entre os estudantes da Universidade Federal de Rondônia

Introdução

Há 5 anos, Rondônia realiza transplantes de rim e córneas. A demanda de receptores ainda é maior que a disponibilidade de doadores. O desconhecimento da população a respeito do tema ajuda a explicar o cenário. Esse estudo apresenta a experiência de um projeto de extensão em andamento que visa ampliar o conhecimento de estudantes universitários ingressantes da UNIR sobre o tema “Doação e Transplante de Órgãos”.

Material e Método

É um relato de experiência (Mai/2018 a dez/2018) vivenciado por alunos de enfermagem(n=3) e medicina(n=25) da Universidade Federal de Rondônia, que compõem a Liga de Doação e Transplantes. O projeto foi composto de: 1-Palestras educativas + aplicação de questionário aos estudantes do 1° ano de seus cursos; 2- Simpósio sobre o tema, aberto a toda comunidade, com a presença de especialistas renomados; 3- Aulas abertas ao público, sobre temas relevantes de doação e transplante.

Resultados

Foram alcançadas até o momento 167 pessoas nas palestras aos estudantes, de 8 cursos. No simpósio, houve 180 participantes de vários cursos da área da saúde, 9 palestrantes e 10 aulas ministradas. Houve 2 aulas abertas, com alcance de 50 alunos.

Discussão e Conclusões

A educação, como forma de incentivo à doação de órgãos deve-se estender aos alunos das universidades, pois esses são potenciais multiplicadores. Além disso, a extensão universitária permite aos alunos da saúde uma vivência na área que aumenta o conhecimento, a confiança e o interesse em transplantes.

Palavras Chave

Doação de Órgãos, Universitários e Educação.

Área

ÉTICA, ENFERMAGEM, COORDENAÇÃO - Estatísticas locais

Instituições

UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA - Rondônia - Brasil

Autores

Diego Henrique Gomes Sobrinho, Diego Henrique Gomes Sobrinho, Laila Gabriely Sousa Mota, Laila Gabriely Sousa Mota, Vanessa Dantas de Andrade , Vanessa Dantas de Andrade , Ângela Gabriela Campagnólli Santos Melo, Ângela Gabriela Campagnólli Santos Melo, Kézia Jahél Santos Tomaz , Kézia Jahél Santos Tomaz , Daysaiana Nunes Pessoa, Daysaiana Nunes Pessoa, Gabriele Batista Sá, Gabriele Batista Sá, Alessandro Prudente , Alessandro Prudente