Dados do Trabalho


Título

PERFIL CLÍNICO DE NOTIFICAÇÃO DE MORTE ENCEFÁLICA NO AMAZONAS

Introdução

O estado do Amazonas iniciou a doação de órgãos a partir de doadores falecidos desde 2011 com notificações de unidades hospitalares públicas e privadas. Destacando-se dentre estes um hospital público de referência em neurotrauma que admite pacientes do interior e da capital, tornando-se o maior notificador de Morte Encefálica-ME. Neste contexto foi observado diversas causas de ordem clínicas e traumáticas que evoluíram para o diagnóstico de ME. Assim, despertando o interesse em analisar o perfil clínico das notificações de ME no Estado Amazonas.

Material e Método

Trata-se de um estudo descritivo, quantitativo e retrospectivo embasado na análise das notificações de ME no período de 2015 a 2017, coletados na plataforma do Sistema Informatizado de Gerenciamento-SIG e na busca direta de informações nos prontuários da Central Estadual de Transplantes do Amazonas, considerando as variáveis: causas clínicas, sexo e idade.

Resultados

O estudo foi pautado no total de notificações de ME dos anos de 2015 a 2017, sendo 126 notificações em 2015, 123 em 2016 e 88 em 2017, totalizando 337 notificações, destas 214 foram de causas clínicas, correspondendo a 63,5%. Dessas 214 notificações, 161 (75,09%) são de Acidentes Vasculares Encefálicos - AVE e 53 (24,91%) de outras causas. Quanto a faixa etária predominou de 18 a 49 anos, correspondendo a 89 notificações (46,3%), quanto a variável sexo, predominou o feminino com 85 notificações que representa (52,8%), em relação ao sexo masculino 76 notificações, representando (47,2%).

Discussão e Conclusões

Conclui-se que de todas as causas clínicas, os AVE em mulheres na faixa etária de 18 a 49 anos predominaram em relação as outras causas, sendo necessário o fortalecimento das ações de prevenção dessas doenças pela atenção primária.

Palavras Chave

Morte Encefálica, Doação de Órgãos, Potencial Doador de Órgãos.

Área

ÉTICA, ENFERMAGEM, COORDENAÇÃO - Estatísticas locais

Instituições

CENTRAL DE TRANSPLANTE DO AMAZONAS - Amazonas - Brasil

Autores

FRANCISCA FELIX ROCHA, GECILENE SEIXAS NASCIMENTO CASTELO BRANCO, ANDREA CARLA ROCHA ALEXANDRE, MARIA GLENY BARBOSA SOARES, NEICY ARRAES SUWA, GEOVANI BARBOSA MARTINS, LENY NASCIMENTO MOTTA PASSOS, DERLI ALBUQUERQUE FERNANDES, LAILLA MELISSA CASTRO PINHEIRO BARBOSA