Dados do Trabalho
Título
Uso da monoterapia com sirolimo em receptores de transplante renal com câncer de pele espinocelular invasivo de prognóstico desfavorável
Introdução
O câncer de pele espinocelular (CEC) é uma causa importante de mortalidade em receptores de transplante renal. A conversão de inibidor da calcineurina para sirolimo reduz a recorrência do CEC em alguns subgrupos, porém seu efeito em pacientes com lesões invasivas ainda não foi sistematicamente avaliado.
Material e Método
Neste estudo prospectivo em centro único foi recomendada a monoterapia com sirolimo (SRL) para receptores de transplante renal portadores de CEC invasivo com prognostico desfavorável definido por critérios dermatológicos.
Resultados
Foram incluídos 41 pacientes com idade média de 58 anos, a maioria do sexo masculino (79%) e com fototipo I ou II (65%). Desses, 19 concordaram com a recomendação (grupo S) e 22 não concordaram (grupo nS). Não houve diferença na proporção de pacientes com mais do que 10 lesões antes da recomendação (32% vs. 41%). Observou-se redução na proporção de pacientes com novas lesões 12 meses após a conversão (17% vs. 40%, p=0,115), porém sem significância estatística. A concentração média de SRL foi de 11,3±2,7 ng/dL. Dos efeitos adversos atribuídos ao uso do SRL, observaram-se plaquetas <150.000/mm³ (33%), proteinúria >0,5g/dL (16%), edema em membros inferiores (38%) e dislipidemia (22%). Não houve episódios de rejeição aguda e perda de enxerto nos 2 grupos e ocorreu um óbito no grupo nS. Ocorreram 2 retiradas de consentimento, uma em cada grupo.
Discussão e Conclusões
Em pacientes de baixo risco imunológico, a conversão para SRL mostrou redução importante da incidência de novas lesões e nenhum óbito por neoplasia em 12 meses, porém, o tamanho da amostra do estudo foi um fator limitante para significância estatística. Além disso, a conversão para SRL demonstrou menor incidência de eventos adversos em relação a estudos anteriores.
Palavras Chave
monoterapia
sirolimo
transplante renal
pele espinocelular
Área
RIM - Complicações
Instituições
Hospital do Rim - São Paulo - Brasil
Autores
Marina Rezende Fazio, Maria Pontello Cristelli, Carlos Eiji Koga, Renato Dedmarchi Foresto, Claudia Rosso Felipe, Jane Tomimori, Marilia Marufuji Ogawa, Giovanni Tani Beneventi, Liliane Lumi Hiramoto, Maria Lucia Buziqui Piruzelli, , Melissa Gaspar Tavares, Helio Tedesco Silva Junior, José Medina Pestana