Dados do Trabalho


Título

Implantação e Implementação de uma Organização de Procura de Órgãos em Goiás

Introdução

O processo de doação de órgãos envolve o trabalho de profissionais da saúde e a confiança da população no sistema e no comprometimento dessa equipe multiprofissional. O Brasil está inserido no contexto mundial, principalmente, em número absoluto de transplantes renais e hepáticos. Goiás também tem um lugar de destaque pois vem superando a meta anual de doadores por milhão de população. Este avanço tem relação com iniciativas de implantação de uma Organização de Procura de Órgãos (OPO).

Material e Método

Trata-se de um estudo descritivo sobre a implantação da primeira Organização de Procura de Órgãos no maior Hospital Público de Urgências do Estado de Goiás gerido por uma Organização Social (OS).

Resultados

As estratégias de implantação da OPO em parceria com a OS proporcionaram um aumento de 25% no número de doadores efetivos no Estado. Ressalta-se que este crescimento foi atribuído ao primeiro ano de implantação da OPO tornando essa organização a responsável pelo maior número de notificações e captações do Estado.

Discussão e Conclusões

Em 2002 o governo de Goiás adotou o modelo de gestão por OS e gradativamente as organizações foram assumindo as gestões dos Hospitais regionais e dos hospitais de Urgência e Emergência do Estado. Neste contexto os resultados obtidos com a implantação da OPO proporcionaram o crescimento no número de notificações de morte encefálica, de doações efetivadas e transplantes realizados no Estado. Conclui-se que muitos obstáculos foram vencidos para implantação da OPO, porém é importante ressaltar o quanto a persistência e uma gestão integrada podem melhorar o processo de doação e reduzir a lista de espera para transplantes.

Palavras Chave

Organização de Procura de Órgãos, Obtenção de órgãos e tecidos, gestão integrada, transplante

Área

ÉTICA, ENFERMAGEM, COORDENAÇÃO - Estatísticas locais

Instituições

Central Estadual de Transplantes - Goiás - Brasil

Autores

Katiuscia Christiane Freitas, Fernando Augusto Ataide Castro, Simone Skaf Abdala, Leila Márcia Pereira Faria