Dados do Trabalho


Título

Doação de órgãos em Joinville - uma experiência exitosa

Introdução

O HMSJ de Joinville tem se destacado em SC com seus indicadores em doação de órgãos. Com a aplicação das estratégias aprendidas no Master Alianza da Espanha em 2016, tem-se observado melhorias nos diversos indicadores do processo de doação na instituição. Esse sucesso é fruto do trabalho de muitos atores envolvidos.

Material e Método

Com o objetivo de aumentar a conversão das mortes encefálicas em doação de órgãos no HMSJ de Joinville, foi aplicado as seguintes estratégias: Intensificar a profissionalização da CHT, criar rede de cooperação entre a CHT e a equipe multidisciplinar das unidades de pacientes críticos e humanizar o acolhimento das famílias dos potenciais doadores.

Resultados

Observou-se entre 2015 e 2017 um aumento de 20% no consentimento para doação, diminuição de 2% na recusa, redução de 5% na PCR e redução de 7% na contra-indicação para doação.
Esses resultados foram apresentados na III Mostra de Experiências Exitosas da SMS de Joinville, que classificou-se em 1º lugar e foi apresentado no 70º COSEMS/SC, onde também classificou-se e será apresentado no XXXV CONASEMS em Julho em Brasília, eventos das Secretarias Municipais de Saúde do Brasil.

Discussão e Conclusões

O aumento no consentimento para doação e também redução na recusa é devido a profissionalização da CHT e o acolhimento familiar humanizado desde a internação do paciente. A redução das PCRs se deu devido a aplicação do protocolo de manutenção do Potencial Doador. O melhor estudo de cada caso clínico e tratamento da sepse diminuiu os casos de contra-indicação clínica.
A relevância do tema doação de órgãos tem chamado a atenção dos gestores municipais e estaduais, tanto no impacto assistencial como na redução de gastos públicos. Os resultados também refletem a empatia e altruísmo do povo catarinense.

Palavras Chave

Doação de órgãos, Educação em saúde, Gestão em saúde.

Área

ÉTICA, ENFERMAGEM, COORDENAÇÃO - Estatísticas locais

Instituições

HMSJ - Santa Catarina - Brasil

Autores

IVONEI BITTENCOURT, Liliani Cristina Goncalves Azevedo, Danielle Cristina Medeiros, Aline Rosana Lopes, Robson Duarte