Dados do Trabalho


Título

PRÁTICAS EDUCATIVAS EM SAÚDE: UMA ABORDAGEM EM DOAÇÃO DE ÓRGÃO E TECIDOS PARA TRANSPLANTES

Introdução

O tema doação de órgãos é de extrema importância, porém, a desinformação da população prevalece. O presente estudo, tem por finalidade salientar a necessidade de campanhas educativas na conscientização da população e a capacitação de profissionais, para obter melhores resultados nas doações e transplantes de órgãos no Brasil.

Material e Método

Este estudo constitui-se de uma revisão bibliográfica do tipo descritivo, onde foram selecionados dados estatísticos, relacionando a evolução anual de doadores efetivos no Brasil inseridos no Registro Brasileiro de Transplante, no período de janeiro de 2014 a dezembro de 2018.

Resultados

Ao analisar os dados do Registro Brasileiro de Transplante, foi evidenciado no ano de 2014: 14,2 pmp, 2015: 14,1 pmp, 2016:14,6 pmp, 2017:16,6 pmp, 2018:17,0 pmp. Ao comparar as regiões brasileiras é possível notar que a região Sul apresenta a maior taxa de doação do país com 35,9 pmp, em contrapartida, a região Norte apresenta a menor taxa de doação com 10,6 pmp. Por meio destes dados observa-se que apesar da melhora nos indicadores, milhares de brasileiros ainda morrem nas filas de espera no país.

Discussão e Conclusões

As análises das informações expostas pelo Registro Brasileiro de Transplante evidenciam um baixo índice nas doações, principalmente quando comparamos com a Espanha. Infelizmente, a desinformação das pessoas acaba prejudicando o processo de doação. Cabe ao profissional de saúde trabalhar como educador, a fim de reestruturar estes conceitos equivocados construídos pela sociedade. Então, seria plausível levantar programas de educação continuada a sociedade, seja dentro das escolas, postos de saúde, locais públicos e, também, os profissionais da saúde orientando pessoas sobre a importância da doação e transplante de órgãos.

Palavras Chave

Campanhas educativas, doação de órgãos, educação em saúde.

Área

ÉTICA, ENFERMAGEM, COORDENAÇÃO - Estatísticas locais

Instituições

Universidade de Sorocaba - São Paulo - Brasil

Autores

Armando Fonseca Mariano, Raissa Reis Oliveira, Clayton Gonçalves Almeida, Irineu Cesar Panzeri Contini , Sheilla Siedler Tavares