Dados do Trabalho


Título

RESULTADOS DA IMPLANTAÇÃO DA ORGANIZAÇÃO DE PROCURA DE ÓRGÃOS E TECIDOS EM UM HOSPITAL DE URGÊNCIAS DA REGIÃO NOROESTE DE GOIÂNIA, GOIÁS

Introdução

A Organização de Procura de Órgãos e Tecidos (OPO) tem como objetivo exercer atividades de identificação, manutenção e captação dos potenciais doadores, bem como entrevista para solicitar o consentimento familiar para fins de transplantes de órgãos e tecidos no âmbito de sua atuação. Também divulga a política de transplantes de modo a conscientizar progressivamente a comunidade sobre sua importância. Atendendo a necessidade de otimizar a doação de órgãos no Estado, foi implantada a primeira OPO em Goiás, no ano de 2018 no Hospital Estadual de Urgências da Região Noroeste de Goiânia Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol).

Material e Método

Trata-se de estudo de caráter quantitativo, descritivo, exploratório e retrospectivo. A pesquisa foi realizada com dados de 2015 a 2018 do Hugol e da Organização de Procura de Órgãos.

Resultados

A OPO realizou em 2018 um total de 152 notificações de morte encefálica. Destas, 117 famílias foram entrevistadas, obtendo 42 aceites de doação de órgãos e tecidos, onde, 41 tiveram a doação efetivada, sendo o maior número de captação a de rins.

Discussão e Conclusões

Desde a sua inauguração em julho de 2015 houve um aumento de 322% das notificações de morte encefálica. Após a implantação da OPO em 2018, o Hugol tornou-se referência no Estado em notificação e captação de órgãos. Nesse período obteve-se um aumento de 34,5% das notificações, 56% nas entrevistas realizadas e 57,6% nas doações efetivadas, o que demonstra uma atuação significativa, efetiva e de grande importância desta organização para a excelência no transplante de órgãos e tecidos no estado de Goiás, fazendo diferença na vida de pessoas que estão em filas de espera por uma oportunidade de ter sua vida renovada através do transplante.

Palavras Chave

doação de órgãos, organização de procura de órgãos, transplantes

Área

ÉTICA, ENFERMAGEM, COORDENAÇÃO - Estatísticas locais

Instituições

Central Estadual de Transplantes - Goiás - Brasil, Organização de Procura de Órgãos Hugol - Goiás - Brasil

Autores

Katiuscia Christiane Freitas, Katiulcy Carvalho Oliveira, Nayara Martins Silva, Luciene Apolinário Araújo, Ana Paula Alves Oliveira, Lara Tavares Santiago Borges