Dados do Trabalho


Título

Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes: Variáveis que Interferem na Tomada de Decisão Familiar

Introdução

A escassez de órgãos continua sendo um dos maiores obstáculos para as equipes de transplantes em todo o mundo. O número de candidatos em lista de espera supera a oferta de órgãos, gerando uma dificuldade no acesso a essa modalidade terapêutica.

Material e Método

Pesquisa quantitativa, documental realizada em uma Organização de Procura de Órgãos de São Paulo. Os dados foram obtidos de 529 prontuários de doadores elegíveis.

Resultados

A taxa de autorização familiar foi de 64% e quanto menor a idade do doador maior era a probabilidade do consentimento familiar (p = 0.034). Quando mais de três familiares estavam envolvidos na tomada de decisão havia maior probabilidade de doação (p < 0.001). Conhecer a vontade do falecido é fator determinante para recusar ou doar os órgãos e tecidos (p < 0.001). Cônjuge, filhas ou pais doam menos quando comparados a outro membro da família (p = 0.003). As entrevistas feitas no período da manhã, tarde ou noite não mostraram diferenças estatísticas (p = 0.228). O local onde a entrevista foi realizada não apresentou desvio padrão significativo (p = 0.185). A idade e o tempo de experiência do enfermeiro não interferiram nas taxas de consentimento familiar (p = 0.380). Finalmente, não houve variação estatística, quando a entrevista era realizada por enfermeiro do gênero masculino ou feminino (p = 0.152).

Discussão e Conclusões

O presente estudo permitiu afirmar que os fatores determinantes para consentir ou recusar a doação são: idade do doador; conhecer a vontade do falecido em vida; e quando mais de três familiares estão envolvidos na tomada de decisão.

Palavras Chave

Família; Tomada de Decisões; Morte Encefálica; Obtenção de Tecidos e Órgãos; Transplante de Órgãos.

Área

ÉTICA, ENFERMAGEM, COORDENAÇÃO - Estatísticas locais

Instituições

HOSPITAL DAS CLÍNICAS DA FACULDADE DE MEDICINA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - São Paulo - Brasil

Autores

EDVALDO LEAL DE MORAES, LEONARDO BORGES BARROS SILVA , LUIS AUGUSTO SALES LIMA PILAN, MARCELO JOSÉ SANTOS, ALEXANDRE CHAGAS SANTANA, ELOISA APARECIDA AVELINO LIMA, PAULO ROBERTO GRADELLA, FABRÍCIO FERREIRA NEVES, NAIR CORDEIRO SANTOS PAIXÃO, CAROLINA LA MEISON, EDUARDO RODRIGO SILVA