Dados do Trabalho


Título

MELD MODIFICADO PELA SARCOPENIA (MELD-PSOAS) COMO FATOR PROGNÓSTICO DE MORTALIDADE CIRÚRGICA NO PÓS-TRANSPLANTE HEPÁTICO

Introdução

O transplante hepático é uma forma terapêutica para doenças hepáticas terminais. Múltiplos fatores influenciam nas complicações pós-transplante, sendo um desses fatores a sarcopenia. O presente tem como objetivo avaliar o MELD-PSOAS como critério prognóstico de mortalidade cirúrgica dos pacientes pós-transplante hepático.

Material e Método

Estudo de coorte, entre grupos com e sem mortalidade cirúrgica, submetidos a transplante hepático, na cidade de Campo Largo, Paraná, no período de novembro de 2015 a maio de 2018. Critérios de exclusão foram pacientes com re-transplante ou transplante fígado-rim, pacientes com exames de imagem com mais de 10 meses do transplante hepático ou imagens não disponíveis. Foi avaliada a espessura transversal do músculo psoas do lado direito normatizado pela altura (TPMT/altura), correlacionando com o escore MELD e calculando o escore MELD-PSOAS.

Resultados

Total de 80 pacientes, a maioria (75%) pertencentes a coorte sem mortalidade cirúrgica, com idade aproximada de 50 anos, etnicamente brancos e do sexo masculino. Não possuíam exceção ao MELD 92,21% dos pacientes. MELD médio de 21,51±6,91. A razão TPMT/altura não guardou correlação linear com o índice de gravidade MELD. Não houve diferença significativa do MELD-PSOAS entre o grupo com mortalidade cirúrgica (5,51±1,80) e sem mortalidade cirúrgica (4,65±1,16).

Discussão e Conclusões

O escore MELD-PSOAS não se apresenta como critério prognóstico de mortalidade cirúrgica no pós-transplante hepático do Hospital do Rocio.

Palavras Chave

Transplante de fígado. Sarcopenia. Cirrose hepática. Músculos psoas. Diagnóstico por imagem.

Área

FÍGADO - Complicações

Instituições

HOSPITAL DO ROCIO - Paraná - Brasil

Autores

FABIO SILVEIRA, FABIO PORTO SILVEIRA, SORAYA LUCIA NERES DE SOUZA, GUILHERME WENDLER