Dados do Trabalho


Título

A Inserção do Assistente Social na Central Estadual de Transplantes do Maranhão (CET/MA) a partir dos Princípios do Sistema Único de Saúde - SUS

Introdução

O processo de doação de órgãos e tecidos para transplantes se apresenta como um novo campo de atuação para o Assistente Social (AS). Desse modo, considerando esse campo recente e pouco conhecido, entendemos importante socializar essa prática profissional.

Material e Método

O estudo se caracteriza como relato de caso, a amostra é formada pelas AS que atuam na Central Estadual de Transplantes do Maranhão (CET/MA). O Serviço Social (SS) está presente na CET/MA desde o ano 2008 e atualmente conta com duas profissionais.

Resultados

O SS da CET/MA faz parte de uma equipe multidisciplinar atuando na procura de doadores de órgãos para transplantes junto aos hospitais notificantes, perpassando pelo atendimento direto à população através de ações socioeducativas, da articulação com as equipes de saúde e com ações socioassistenciais às famílias de potenciais e doadores efetivos, contribuindo para o aumento do número de doadores de órgãos e tecidos para transplantes. No processo de trabalho na CET/MA os AS buscam respaldo na legislação referente ao Sistema Único de Saúde (SUS), no Parâmetros para Atuação do Assistente Social na Saúde do Conselho Federal de Serviço Social–2009 e no Código de Ética Profissional.

Discussão e Conclusões

Considerando a realidade social em que vive a maioria da população maranhense, Estado com IDH de 0,639 ocupando a 26ª colocação do país, o SS tem o compromisso de trabalhar para que o cidadão possa ter acesso aos Direitos Sociais como o direito à Política de Saúde de modo integral, conforme previsto no SUS. Ademais, considera-se uma conquista a inserção do SS no processo de doação de órgãos e tecidos, pois contribui para a sensibilização da população e para o conseqüente aumento no número de doadores de órgãos.

Palavras Chave

Assistente Social, doação de órgãos, transplantes, SUS

Área

MULTIDISCIPLINAR - Psicologia/Serviço Social

Instituições

CET/MA - Maranhão - Brasil

Autores

DEUZILENE PEDRA VIEGAS, KELLEN CRISTINE LOUZEIRO SILVA BRAVIN, MARIA INES GOMES DE OLIVEIRA