Dados do Trabalho


Título

Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes e Instituições de Ensino Superior: relato de experiência.

Introdução

A Central Estadual de Transplantes do Maranhão (CET/MA) tem nos últimos anos intensificado ações de sensibilização em doação de órgãos e tecidos com o objetivo de disseminar, discutir e capacitar a comunidade, alunos e profissionais. Este trabalho propõe relatar experiências que vem sendo desenvolvidas pela CET/MA em parceria com Instituições de Ensino Superior (IES).

Material e Método

O trabalho se caracteriza como relato de caso; a amostra é formada pelo total de 06 IES, sendo 04 privadas, 02 públicas, tendo como referência o ano de 2018. A pesquisa se deu através de análise documental.

Resultados

Em 2018 foram realizadas: Implantação da extensão universitária do Curso de Serviço Social, através de 4 módulos totalizando 8 aulas, 1 atividade de sensibilização na comunidade e 1 Seminário na Faculdade. Apoio técnico à criação de 1 liga acadêmica em Doação de Órgãos. Ministrada 1 disciplina de 30hs no Programa de Residência Multiprofissional em Saúde. 1 atividade de capacitação para alunos do Curso de Enfermagem. 1 Seminário para alunos do Curso de Enfermagem e Serviço Social. 1 atividade de panfletagem para alunos em geral. Participação em 1 Evento Acadêmico. Participação em 1 Seminário do Curso de Enfermagem. 3 Ações da Campanha Setembro Verde tiveram a participação dos alunos de Serviço Social e Enfermagem de 2 IES.

Discussão e Conclusões

A expansão de parcerias objetivando ampliar o público capacitado e sensibilizado em doação de órgãos e tecidos para transplantes tem sido uma necessidade da CET/MA. Assim, considerando a função social das IES, tais parcerias são consideradas excelentes oportunidades de disseminar conhecimento, pois os alunos além de sensibilizados são capacitados para futuras atuações profissionais junto a potenciais doadores e suas famílias.

Palavras Chave

CET/MA, IES, sensibilização, Doação de Órgãos.

Área

MULTIDISCIPLINAR - Psicologia/Serviço Social

Instituições

CET/MA - Maranhão - Brasil

Autores

KELLEN CRISTINE LOUZEIRO SILVA BRAVIN, DEUZILENE PEDRA VIEGAS, MARIA INES GOMES DE OLIVEIRA