Dados do Trabalho


Título

A COMUNICAÇÃO DE MÁS NOTÍCIAS EM SAÚDE: APROXIMAÇÕES COM A ABORDAGEM CENTRADA NA PESSOA

Introdução

A forma de comunicar más notícias impacta diretamente na adesão ao tratamento por parte do paciente. Frente às dificuldades em comunicar más notícias, foram elaborados protocolos que auxiliassem os profissionais de saúde nesses momentos de maior vulnerabilidade.

Material e Método

Este estudo teórico teve por objetivo aproximar as atitudes/ condições facilitadoras descritas originalmente por Carl Rogers no contexto psicoterápico a três protocolos de comunicação de más notícias frequentemente relatados na literatura da área: SPIKES, CLASS e P-A-CI-E-N-T-E.

Resultados

Diversas etapas desses protocolos emergem como ações que se aproximam ora da congruência/ autenticidade, ora da consideração positiva incondicional ou da empatia, tornando lícito afirmar que a comunicação de más notícias também possibilita o estabelecimento de uma relação de ajuda.

Discussão e Conclusões

Conclui-se que esta associação entre os protocolos e as três atitudes elaboradas por Rogers pode contribuir para a formação acadêmica dos profissionais de saúde e também no estabelecimento de um melhor vínculo entre médico, paciente e familiares.

Palavras Chave

Comunicação em saúde; Relações médico-paciente; Terapia centrada na pessoa.

Área

MULTIDISCIPLINAR - Psicologia/Serviço Social

Instituições

Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto - USP - São Paulo - Brasil, Universidade Federal do Triângulo Mineiro - Minas Gerais - Brasil

Autores

Vanessa Jaqueline Calsavara, Carlos Alexandre Curylofo Corsi, Fabio Scorsolini-Comin