Dados do Trabalho


Título

A correlação entre estado nutricional e o tempo de internação no pós transplante cardíaco e pulmonar

Introdução

O transplante é uma opção de tratamento para doenças cardíacas e pulmonares avançadas que não apresentam mais resposta ás terapias disponíveis. O estado nutricional adequado melhora a recuperação do estresse cirúrgico. O objetivo foi verificar se houve correlação entre estado nutricional e tempo de permanência hospitalar após o transplante.

Material e Método

Trata-se de um estudo de coorte retrospectivo. Foram coletados os dados de prontuário de pacientes com 18 anos ou mais, submetidos ao transplante cardíaco e pulmonar, no Instituto do Coração HCFMUSP, entre janeiro de 2017 e dezembro de 2018. Para análise estatística foi aplicado o teste de regressão linear. Todas as análises foram realizadas no software SPSS 22 for Windows com nível de significância de p=0,05.

Resultados

A mediana de IMC no transplante cardíaco foi 24,2kg/m² (20,7 - 59,5) e no transplante pulmonar 20,6 kg/m² (19,2 - 24,8). A mediana para o intervalo entre o transplante cardíaco e a alta foi de 40 dias (31-56) e pulmonar 25 dias (18-37). A regressão linear para o transplante cardíaco mostrou fraca relação entre o IMC e o tempo entre o transplante e a alta (r=0,086;p=0,508). No transplante pulmonar a correlação entre as variáveis foi mais alta quando comparada ao transplante cardíaco (r=0,308;p=0,064), porém não foi estatisticamente significativo.

Discussão e Conclusões

Os resultados mostram que não houve associação significativa entre o IMC e o tempo de alta.Não houve correlação entre IMC e tempo de permanência hospitalar após o transplante.Estudos mostram que o estado nutricional pode influenciar em complicações pós-cirúrgicas e o tempo de permanência hospitalar pode alterar o desfecho do paciente após a alta.Sugerimos assim outros estudos com uma maior amostra e maior tempo de acompanhamento desses pacientes.

Palavras Chave

transplante
estado nutricional
pós-operatório

Área

ÉTICA, ENFERMAGEM, COORDENAÇÃO - Pós-operatório

Instituições

Instituto do Coração - São Paulo - Brasil

Autores

Fernanda Barone, Liliane Saraiva de Mello, Tatiana Teixeira Gomes, Audrey Rose Silveira Amancio de Paulo, Larissa Cândido Alves Tavares, Ludmila Nogueira Novaes Gaeta, Luciana Akutsu Ohe, Ricardo Henrique de Oliveira Braga Teixeira, Marcos Nayoumi Samano, Fabiana Goulart Marcondes Braga, Sandrigo Mangini, Fernando Bacal