Dados do Trabalho


Título

Cuidados Paliativos em Transplantes

Introdução

Transplante (tx) é tratamento para pacientes com doenças ameaçadoras a vida que envolve diversos fatores de sofrimento físico, emocional, do paciente e núcleo familiar. Cuidados paliativos (CP) são oferecidos visando tratar pacientes frente a doenças graves, focando em sintomas de sofrimento para melhor qualidade de vida. Considerando que não são cuidados excludentes, o serviço de Tx Pulmonar do HIAE iniciou o Ambulatório de CP, oferecido a pacientes do programa PROADI-SUS de Tx de órgãos sólidos, em lista de Tx e já transplantados.

Material e Método

Atendimento ambulatorial feito por equipe multiprofissional (médica, enfermeira, psicóloga e assistente social), com foco em controle de sintomas de sofrimento, abordagem do prognóstico da doença e propostas terapêuticas. São acompanhados pacientes em lista de espera programa PROADI-SUS de Tx de órgãos sólidos do HIAE, e pacientes já submetidos a Tx com disfunção crônica do enxerto ou evolução de outras doenças que necessitem de CP.

Resultados

Até o momento 4 pacientes iniciaram seguimento: 2 por contra indicação ao Tx pulmonar (pilotos), 1 em lista de Tx pulmonar, 1 em pós operatório de Tx hepático com recidiva de hepatocarcinoma (HCC). 1 paciente que teve o tx pulmonar contra indicado evoluiu a óbito, o outro permanece em seguimento. O paciente de lista de espera foi submetido a Tx. O paciente com HCC evoluiu a óbito. Durante o seguimento, todos os pacientes apresentaram melhor controle de sintomas (dispneia, dor, tristeza, ansiedade).

Discussão e Conclusões

Candidatos a Tx e transplantados experimentam diferentes tipos de sofrimento. CP são uma proposta de tratamento que acrescenta assistência a estes pacientes, com impacto positivo a eles e seu núcleo familiar, sendo sinônimo de boa prática clínica, devendo ser considerado sempre.

Palavras Chave

cuidado paliativo; transplante; ambulatório

Área

CORAÇÃO/PULMÃO

Instituições

Hospital Israelita Albert Einstein - São Paulo - Brasil

Autores

Priscila Cilene León Bueno Camargo, Rafael Medeiros Carraro, Ricardo Henrique Oliveira Braga Teixeira, Ana Paula Metran Nascente, Aline Barbosa Nascimento, Meire Regina Aguilar, Luciene Maria Pádua, Priscila Borelli Pereira Leite, José Eduardo Afonso Jr