Dados do Trabalho


Título

IMPACTO DA RESOLUÇÃO 2173/17 DO CFM NO TRABALHO DA CIHDOTT EM UM HOSPITAL TERCIÁRIO DO TRIANGULO MINEIRO

Introdução

Em novembro de 2017, novos critérios para o diagnóstico de morte encefálica (ME) entraram em vigência no Brasil. Sendo assim, a CIHDOTT HCU articulou-se com as equipes de determinação de ME da instituição para as adequações conforme os parâmetros legais vigentes. Logo, o presente estudo tem como objetivo analisar o impacto da resolução 2173/17 no trabalho da CIHDOTT em um hospital terciário do Triângulo Mineiro.

Material e Método

Trata-se de um estudo descritivo retrospectivo de natureza quantitativa. Os dados utilizados, coletados por meio da revisão dos relatórios de atividades da CIHDOTT HCU, no período de janeiro de 2017 a dezembro de 2018, foram: número de notificações e de protocolos concluídos, doações de órgãos e taxa de consentimento familiar.

Resultados

Houve um aumento significativo das notificações, diagnósticos e consequentemente de doadores de múltiplos órgãos e tecidos, no ano de 2018, quando comparado ao ano de 2017: aumento de 35,3% das notificações de suspeita de ME; 42,8% de diagnósticos de ME concluídos; e 111% do número de doadores efetivos.

Discussão e Conclusões

A nova resolução foi decisiva na redução do intervalo de tempo necessário para o diagnóstico de ME, por otimizar o período de internação e a viabilidade dos órgãos para transplantes. Para atender a exigência legal foi necessário intensificar as capacitações voltadas para os médicos e aumentar a disponibilização dos exames complementares na instituição. A CIHDOTT HCU também teve apoio institucional, e passou a funcionar em período integral, para acompanhar todos os protocolos e processos de doação. A associação de todos esses fatores resultou no aumento das notificações, dos diagnósticos de ME e simultaneamente no número de potenciais doadores de órgãos e consentimento familiar.

Palavras Chave

Morte encefálica; Obtenção de Tecidos e Órgãos; Legislação.

Área

ÉTICA, ENFERMAGEM, COORDENAÇÃO - Estatísticas locais

Instituições

HOSPITAL DE CLINICAS DE UBERLANDIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLANDIA - Minas Gerais - Brasil

Autores

ANA RITA BARRETO BERNARDES, LIDIANE NATALÍCIA COSTA , ROSIANE FERNANDES CARRIJO