Dados do Trabalho


Título

ÍNDICE DE APROVEITAMENTO DAS DOAÇÕES DE TECIDOS OCULARES NO BRASIL POR TIPO DE INSTITUIÇÃO NOTIFICANTE

Introdução

O objetivo deste trabalho consiste em analisar comparativamente o índice de aproveitamento das captações de tecidos oculares efetivadas em diferentes tipos de estabelecimentos, com a finalidade de identificar e estabelecer estratégias para a otimização dos esforços relacionados à captação deste tipo de tecido e consequente redução da lista de espera para o transplante de córnea no país.

Material e Método

Os dados foram obtidos no Sistema Informatizado do Sistema Nacional de Transplantes, considerando-se todas as doações efetivadas no ano de 2016. As doações foram categorizadas por tipo de estabelecimento em que foram efetivadas, incluindo captação em instituição hospitalar, Instituto Médico Legal (IML), Serviços de Verificação de Óbito (SVO) e Funerárias. Foi analisado o número absoluto e o percentual de doações totais e de córneas consideradas viáveis para o transplante.

Resultados

Foram reportados 15.838 doadores de córnea no período. A captação foi realizada predominantemente em instituições hospitalares (71,4% do total de doadores), seguida pela captação em funerárias (13,9%) e IML/SVO (9,2%). O índice de doações de córnea consideradas viáveis em relação ao número total de doações foi maior nas captações realizadas em IML/SVO (67,3%), seguida pela captação hospitalar (55,0%) e funerárias (45,4%).

Discussão e Conclusões

As estratégias de busca de doadores de tecidos oculares seguem diretrizes locais, definidas pelas Centrais Estaduais de Transplantes e Bancos de Tecidos Oculares. As possibilidades logísticas e as condições dos estabelecimentos de saúde em cada região ou localidade deverão ser consideradas, podendo auxiliar na identificação da melhor estratégia a ser utilizada para a captação de doadores deste tipo de tecido, considerando as várias fontes disponíveis e o seu potencial índice de aproveitamento.

Palavras Chave

Córnea

Área

TECIDOS - Córnea

Instituições

SISTEMA NACIONAL DE TRANSPLANTES - Distrito Federal - Brasil

Autores

Marcia Regina Issa Salomão Libânio, Josélio Emar de Araújo Queiroz, Pedro Gabriel Salomão Libânio, Rosana Reis Nothen