Dados do Trabalho


Título

Lean Thinking em Unidade Ambulatorial de Transplante Hepático

Introdução

As discussões sobre a utilização da filosofia Lean mostram como os serviços de saúde podem ser impactados. A saúde no Brasil é uma das necessidades sociais mais urgentes de boas práticas e o pensamento Lean é uma estratégia organizacional comprovadamente eficaz utilizada em vários países. O objetivo deste estudo foi implementar a metodologia Lean Thinking na gestão dos processos no ambulatório de Transplante Hepático

Material e Método

Trata-se de um estudo antes e depois, seguindo a estratégia da Pesquisa-Ação, aplicando o roteiro A3. Utilizou-se três fontes de evidências: entrevistas analisadas segundo a Teoria Fundamentada nos Dados ou Grounded Theory, revisão integrativa sobre a implementação de Lean Thinking em serviços de saúde ambulatoriais no mundo e, coleta de dados do fluxo de atendimento ambulatorial através do uso de ferramentas Lean (Mapa de Fluxo de Valor, Gráfico de Pareto, Gemba Walk). Após implementação de possibilidades melhorias identificadas na etapa anterior, foi realizada a análise de resultados das ações.

Resultados

Neste estudo, obteve-se a redução de 50% no tempo de espera do paciente durante a consulta multidisciplinar no Ambulatório de Transplante Hepático, aumento da eficiência do processo de 40% para 90% e, introdução de conceitos de melhoria contínua na equipe de saúde.

Discussão e Conclusões

Associa-se à figura do gestor de equipes transplantadoras a melhoria dos processos, garantindo a dinâmica evolução do Sistema Nacional de Transplantes, bem como das políticas públicas associadas. E, é a partir da ação científica que os serviços e os processos produtivos evoluem. Trazer para o centro das discussões o conceito de melhoria contínua e da filosofia Lean são passos decisivos para que a lógica de gestão de processos em saúde seja revista.

Palavras Chave

Total Quality Management
Transplante Hepático

Área

FÍGADO - Registros/Resultados do Centro

Instituições

Unicamp - São Paulo - Brasil

Autores

Luciana Teixeira Lot, Simey Lima Lopes Rodrigues, Talita Colado, Simone Reges Perales, Ilka de Fatima Santana Ferreira Boin, Elaine Cristina Ataide