Dados do Trabalho


Título

PROGRAMA DE ESTAGIO EXTRACURRICULAR NA CENTRAL ESTADUAL DE TRANSPLANTES DA BAHIA

Introdução

A Coordenação Estadual de Transplantes da Bahia (CET-Ba) reconhecendo a importância do acesso teórico-prático a temáticas que tratam das etapas do processo doação transplante, desde a formação profissional potencializa as ações voltadas para esta área elevando o número de notificações, doações e transplante realizados. Desta forma com objetivo de promover ações que levem o estudante a perceber a importância do processo doação e transplantes para a sociedade, criou o programa de estagio extracurricular para estudantes dos cursos de Medicina, Enfermagem e Serviço Social.

Material e Método

O estágio tem duração de 12 (doze) meses com carga horaria de 20 horas semanais distribuídas em 12 horas práticas supervisionadas e 08 horas de atividades científicas. As práticas tem como campo a CET - BA, as Organizações e de Procura de Órgãos e o Banco de Olhos da Bahia. A Carga horaria complementar é distribuída para construção de artigos, sessões clinicas, atividades educativas, produto de conclusão de estagio e etc.
A seleção dos estagiários é feito através da Escola Estadual de Saúde Publica da Bahia por meio de concurso publico.
Anualmente são abertas 14 vagas para estudantes de medicina, 4 vagas para estudantes de enfermagem e 2 vagas para estudantes de serviço social em Salvador e 7 vagas de medicina para as OPOs de Feira de Santana e Vitória da Conquista.

Resultados

Desde o ano de 2007 onze turmas de medicina , 03 turmas de enfermagem e 3 de serviço social vivenciaram a experiência de realizar estagio extra curricular pelo programa do CET - BA.

Discussão e Conclusões

É de grande importância que os profissionais tenham acesso a temática doação e transplante de órgãos durante a sua formação acadêmica, desenvolvendo assim a cultura de participação no processo.

Palavras Chave

Estagio extracurricular, doação de órgãos, graduação

Área

ÉTICA, ENFERMAGEM, COORDENAÇÃO - Estatísticas locais

Instituições

Central Estadual de Transplantes da Bahia - Bahia - Brasil

Autores

AMERICA CAROLINA BRANDAO DE MELO SODRE CAROLINA DE MELO SODRÉ, THELMA LOPES MENESES PASSOS, RITA DE CÁSSIA MARTINS