Dados do Trabalho


Título

Frequência de Complicações no Procedimento de Biópsia Hepática Percutânea Realizada em Serviço Terciário

Introdução

A principal complicação da biópsia hepática percutânea é sangramento, ocorrendo em 1 a 3% em adultos. A incidência em crianças não é bem definida. O objetivo do trabalho foi definir incidência de complicações relacionadas ao procedimento e suas indicações em crianças.

Material e Método

Revisão de prontuários de crianças internadas para biópsia hepática. Para menores de 14 anos, realizada sedação com Midazolam e Dextrocetamina EV. O local de punção foi demarcado com ultrassonografia e a técnica utilizada foi a de Menguini. Coletados hemograma completo e coagulograma na véspera, sendo realizada transfusão de plaquetas se PLT < 50000 ou plasma fresco congelado se RNI > 1,5. Novo hemograma foi coletado seis horas após para vigilância de sangramento.

Resultados

Analisadas 233 biópsias hepáticas em 210 pacientes, sendo 55,8% meninas. A idade variou de 15 dias a 21 anos, média de 66,83 meses e mediana de 39 meses. Quanto às indicações do exame, a principal foi colestase neonatal, em cerca de um terço da amostra. Dentre as complicações, observamos sangramento sem repercussão hemodinâmica em seis casos e sangramento com repercussão hemodinâmica em quatro biópsias, havendo queda da pressão arterial em um caso, necessidade de transfusão de concentrado de hemácias em outros dois casos, sangramento grave com necessidade de abordagem cirúrgica em uma paciente e hemotórax com necessidade de drenagem torácica em outro paciente.

Discussão e Conclusões

A principal indicação de biópsia hepática em nosso serviço foi colestase neonatal. Encontramos 4,3% de sangramento, sendo apenas 1,7% graves. É importante ressaltar que um mesmo paciente apresentou sangramento nas duas vezes em que foi biopsiado. Assim, nossos valores estão em concordância com a literatura. Não houve complicação fatal em nossa amostra.

Palavras Chave

Biópsia, Complicação, Hepatopatia.

Área

FÍGADO - Complicações

Instituições

UNICAMP - São Paulo - Brasil

Autores

LILIAN HELENA POLAK MASSABKI, NATASCHA SILVA SANDY, PRÍSCILA SILVA PEREIRA, ADRIANA MARIA ALVES TOMMASO, GABRIEL HESSEL, MARIA ÂNGELA BELLOMO BRANDÃO