Dados do Trabalho


Título

Perfil dos potenciais doadores de órgãos de Rondônia

Introdução

A determinação da morte encefálica (ME) está fundamentada na Resolução do CFM nº 2.173/17. No entanto, ainda há obstáculos que dificultam ou não permitem a confirmação da morte. O objetivo do estudo é caracterizar o perfil dos potenciais doadores em ME notificados à Central Estadual de Transplantes (CET) de Rondônia.

Material e Método

Foi realizada pesquisa descritiva, observacional e transversal na CET-RO. Foram analisados 54 prontuários de pacientes com protocolo de ME não finalizados dos anos de 2017 e 2018. Variáveis: sexo, idade, diagnóstico, tempo de duração do protocolo e etapa de parada do protocolo.

Resultados

Notou-se que a maioria era do sexo masculino (70,4%; n=38), média de idade de 40,19 anos ± 18,71 anos, vítimas de trauma crânio encefálico (25,9%; n=14) e acidente vascular cerebral hemorrágico (24,1%;n=13), com média de duração do protocolo de 36,40 horas. A maioria dos protocolos foi interrompida (parada cardiorrespiratória) após o exame complementar eletroencefalograma 57,4% (n=31).

Discussão e Conclusões

A longa média de duração do protocolo pode ter acarretado falha na detecção da morte encefálica com consequente parada cardiorrespiratória. Por ser um possível doador, além da perda da doação, o atraso no diagnóstico pode acarretar em menor qualidade do órgão ofertado e no desgaste emocional familiar que pode interferir no processo de doação. Há muita discussão a respeito da negativa familiar, problemas de transporte de órgãos e outros fatores que podem influenciar negativamente. Porém, em alguns Estados brasileiros, uma das causas de perda desse potencial doador é a logística de diagnóstico de morte encefálica, retirando a oportunidade de tratamento de um doente crônico e impossibilitando a família de permitir a continuação da vida através de uma doação.

Palavras Chave

Perfil de Saúde; Morte encefálica.

Área

RIM - Registros/Resultados do Centro

Instituições

UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA - Rondônia - Brasil

Autores

Vanessa Dantas de Andrade, Graziele Silva de Melo, Marcelo Regis Lima Corrêa, Jhonata Raimundo Martins Rodrigues, Juliana Alves de Sousa Barros, Bruno Charliton Gallina Brito, Erika Fernanda Fernandes da Silva, Edcleia Gonçalves dos Santos, Alessandro Prudente