Dados do Trabalho


Título

A relação da duração da antibioticoterapia e o risco de infecção recorrente do trato urinário após transplante renal

Introdução

A duração do tratamento das infecções de trato urinário (ITU) recorrentes permanece indefinida entre os pacientes transplantados renais (TR). O objetivo deste estudo foi analisar a relação da duração do tratamento e o risco de ITU recorrente (ITUr).

Material e Método

Este foi uma coorte retrospectiva que incluiu pacientes TR entre janeiro de 2013 e julho de 2016. Os pacientes foram acompanhados do dia do TR até a perda do enxerto, morte ou o final do período de acompanhamento (outubro /2018). A ITU foi classificada como cistite, pielonefrite ou prostatite.Pacientes com 3 episódios de ITU em um ano ou 2 episódios de ITU no período de 6 meses foram classificados como ITUr. Os dois principais desfechos analisados foram recidiva e ITUr após TR. As análises foram realizadas por regressão de Cox.

Resultados

Durante o estudo, 787 pacientes foram submetidos a TR, 152 (19,3%) desenvolveram 356 ITUs. Os episódios foram classificados como cistite em 50,6% e pielonefrite em 49,2% dos casos. O agente mais comum foi E. coli (40,1%). Foram identificados 153 (43,0%) episódios de ITUr e 133 (37,4%) episódios de recidiva da ITU. A mediana de duração do tratamento foi de 14 dias para pacientes com recidiva ou ITU recorrente e 10 dias para os demais. Os fatores de risco para recidiva da ITU na análise multivariada foram: ITU prévia (p <0,001), tempo de tratamento inferior ao preconizado pelo protocolo institucional (p <0,001) e pielonefrite (p = 0,008). os fatores de risco para ITUr foram: menor duração do tratamento anterior de ITU (p <0,001), ITU pelo MDR (p = 0,03), rejeição celular aguda nos últimos 6 meses (p = 0,02), alteração anatômica do trato urinário p = 0,003); ITU por E. coli multi-sensivel foi um fator de proteção (p = 0,04).

Discussão e Conclusões

Períodos curtos de tratamento de ITU foi associado a um risco aumentado de ITUr

Palavras Chave

ITU

Área

INFECÇÃO - Bactéria - Rim

Instituições

universidade de São Paulo - São Paulo - Brasil

Autores

Maristela P Freire, Lorena Martinho, Clara V. Mendes, Fernanda Spadão, Flavio Jota De Paula, Affonso C. Piovesan, William C. Nahas, Elias David-Neto, Ligia C. Pierrotti