Dados do Trabalho


Título

Doadores Altruistas EXISTEM no Brasil : Relato de Dois Casos

Introdução

Doadores altruístas(DA) ou “bons samaritanos” ou doadores não direcionados constituem fonte crescente de enxertos para transplantes renais intervivos(TRIV) nos países desenvolvidos. Há ainda certo ceticismo e questionamento sobre o real altruísmo destes doadores no Brasil.

Material e Método

Relatam-se dois casos de DA de nosso Serviço dentro do contexto de TRIV com doadores não relacionados(DNR). Nos dois casos, identificou-se ausência de vínculo ou histórico afetivo entre doadores e receptores. Seguiram toda avaliação multiprofissional e legal e consideradas aptas para a doação renal.

Resultados

Caso 1: Receptora de 54 anos, com doença renal crônica hipertensiva e em hemodiálise há seis meses. Amiga de sua prima, 40 anos e já com dois filhos, solidarizou-se e voluntariou-se à doação renal. A mesma já era doadora de sangue e medula óssea e tinha o desejo de ajudar o próximo. Caso 2: Paciente de 37 anos, com doença renal de origem indeterminada, submetida a TRIV com doadora-mãe em 2007 e perda da função renal em 2017, retornando a hemodiálise. Pai e irmão com histórico de doença renal e duas primas descartadas como doadoras por sobrepeso. Amiga de infância apresentou outra amiga de 32 anos, já com 2 filhos e intenção de doar. Ambos os TRIV ocorreram sem intercorrência , com boa evolução de doadores e receptores.

Discussão e Conclusões

Os DA representam fonte interessante de enxertos ainda não reconhecida e utilizada em nosso país, mas já existente dentro de contexto de transplantes com DNR. Desde que avaliados por equipes multiprofissionais experientes e seguidas as exigências legais necessárias, a criação de mecanismos para identificação e aproveitamento destes DA poderia auxiliar no aumento dos transplantes do país.

Palavras Chave

Transplante renal intervivos, doador altruista

Área

ÉTICA, ENFERMAGEM, COORDENAÇÃO - Alocação

Instituições

Hospital Leforte - São Paulo - Brasil

Autores

Marcelo Perosa, Celia Watanabe, Graça Maria Totaro, Maria Cecilia Stefanini, Renata Posi, Marcio Paredes, Aline Magalhães Rocha, Leon Alvim