Dados do Trabalho
Título
Doadores Altruistas EXISTEM no Brasil : Relato de Dois Casos
Introdução
Doadores altruístas(DA) ou “bons samaritanos” ou doadores não direcionados constituem fonte crescente de enxertos para transplantes renais intervivos(TRIV) nos países desenvolvidos. Há ainda certo ceticismo e questionamento sobre o real altruísmo destes doadores no Brasil.
Material e Método
Relatam-se dois casos de DA de nosso Serviço dentro do contexto de TRIV com doadores não relacionados(DNR). Nos dois casos, identificou-se ausência de vínculo ou histórico afetivo entre doadores e receptores. Seguiram toda avaliação multiprofissional e legal e consideradas aptas para a doação renal.
Resultados
Caso 1: Receptora de 54 anos, com doença renal crônica hipertensiva e em hemodiálise há seis meses. Amiga de sua prima, 40 anos e já com dois filhos, solidarizou-se e voluntariou-se à doação renal. A mesma já era doadora de sangue e medula óssea e tinha o desejo de ajudar o próximo. Caso 2: Paciente de 37 anos, com doença renal de origem indeterminada, submetida a TRIV com doadora-mãe em 2007 e perda da função renal em 2017, retornando a hemodiálise. Pai e irmão com histórico de doença renal e duas primas descartadas como doadoras por sobrepeso. Amiga de infância apresentou outra amiga de 32 anos, já com 2 filhos e intenção de doar. Ambos os TRIV ocorreram sem intercorrência , com boa evolução de doadores e receptores.
Discussão e Conclusões
Os DA representam fonte interessante de enxertos ainda não reconhecida e utilizada em nosso país, mas já existente dentro de contexto de transplantes com DNR. Desde que avaliados por equipes multiprofissionais experientes e seguidas as exigências legais necessárias, a criação de mecanismos para identificação e aproveitamento destes DA poderia auxiliar no aumento dos transplantes do país.
Palavras Chave
Transplante renal intervivos, doador altruista
Área
ÉTICA, ENFERMAGEM, COORDENAÇÃO - Alocação
Instituições
Hospital Leforte - São Paulo - Brasil
Autores
Marcelo Perosa, Celia Watanabe, Graça Maria Totaro, Maria Cecilia Stefanini, Renata Posi, Marcio Paredes, Aline Magalhães Rocha, Leon Alvim