Dados do Trabalho


Título

Eficácia na utilização de córneas com extendido tempo entre captação e preservação

Introdução

Há cinco anos Rondônia realiza captação e transplante de córneas, sendo o centro transplantador e o Banco de Tecidos situados em Porto Velho/RO. No ano de 2018, iniciou-se captação de córneas no município de Cacoal (480km da capital). A RDC n°55 de 14/12/2015 estabelece limite máximo de tempo entre parada cardiorrespiratória e retirada do globo ocular, porém não deixa específico o intervalo de horas entre a retirada e o processamento da córnea, de maneira que cada banco de tecido deve fazê-lo no menor tempo possível. Este estudo visa analisar a eficácia das córneas provenientes de Cacoal quanto ao tempo entre retirada e processamento, bem como qual o resultado do transplante no receptor.

Material e Método

Estudo descritivo, observacional e retrospectivo a partir de registros de prontuários de doadores de córnea e consulta ambulatorial dos transplantados de córnea.

Resultados

Em 2018, Cacoal teve 19 doadores de córnea, porém em 47,36% (9) as córneas foram descartadas: 42,1% (8) devido a sorologia e 5,26% (1) por infiltrado. O tempo médio entre o óbito e a enucleação das córneas transplantadas foi de 2h10min (DP=0,05). O tempo médio entre a enucleação e o processamento foi de 14h05min (DP=0,03). Em relação aos receptores (15), um apresentou falência primária do enxerto e outro rejeição com opacidade considerável do botão transplantado. 46,67% (7) dos receptores apresentaram botão transparente e 26,67% (4) apresentaram opacidade no botão, sendo que 2 pacientes possuem enxerto com finalidade tectônica.

Discussão e Conclusões

A maioria dos receptores possuem o botão transplantado transparente, porém devido as demais comorbidades oftalmológicas não foram obtidos os resultados esperados. Ademais, o tempo entre a retirada e o processamento (superior a 14h) pode ter contribuído com os resultados não satisfatórios.

Palavras Chave

tempo, córnea

Área

TECIDOS - Córnea

Instituições

UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA - Rondônia - Brasil

Autores

Kézia Jahél Santos Tomaz, Ângela Gabriela Campagnólli Santos Melo, Gabriele Batista de Sá, Diego Henrique Gomes Sobrinho , Gustavo Vieira Lima Santos , Ariadne Fabíola Ortega Araújo, Rodrigo Pascoal Azevedo, Alessandro Prudente