Dados do Trabalho


Título

PREVALÊNCIA DE ANSIEDADE E DEPRESSÃO APÓS TRANSPLANTE RENAL E IMPACTO NA QUALIDADE DE VIDA

Introdução

Ansiedade e depressão são distúrbios psicológicos bastante prevalentes entre pacientes transplantados renais, que apesar de suas vantagens, ainda apresenta altas taxas de sofrimento emocional e distúrbios psicológicos mesmo após um transplante renal bem-sucedido. Objetivo: investigar a prevalência de ansiedade e depressão nos receptores de transplante renal e impacto na qualidade de vida.

Material e Método

Estudo transversal, observacional realizado no Serviço de Nefrologia no Hospital Universitário da UFMA, com 80 transplantados renais, ambos os gêneros, enxerto funcionante há mais de 6 meses, maiores de 18 anos, em acompanhamento ambulatorial regular; utilizou os questionários Escala de medida de ansiedade e depressão hospitalar – HADS e qualidade de vida (WHOQOL-Bref).

Resultados

Prevalência de ansiedade em 25% e depressão 15%; Ansiedade foi mais prevalente nos receptores de doadores falecidos e tempo de transplante acima de 10 anos; Depressão foi mais prevalente entre receptores maior que 10 anos de transplante. Ao correlacionar a HADS ao Whoqol-bref houve significância estatística nos domínios físico, psicológico e relações sociais, evidenciando que se houver qualidade de vida favorável, menores as possibilidades de haver ansiedade e depressão.

Discussão e Conclusões

Ansiedade e depressão são distúrbios psicológicos bastante prevalentes entre transplantados renais, que apesar de suas vantagens, ainda apresenta altas taxas de sofrimento emocional e distúrbios psicológicos mesmo após um transplante renal bem-sucedido, levando a um impacto negativo nos resultados dos pacientes. Dentre os estudos que compararam o estado de saúde mental durante a hemodiálise e após transplante, alguns mostraram melhora na ansiedade ou depressão após o transplante renal e outros não.

Palavras Chave

ansiedade; depressão; qualidade de vida; transplante renal

Área

RIM - Registros/Resultados do Centro

Instituições

HOSPITAL UNIVERSITÁRIO DA UFMA - Maranhão - Brasil

Autores

Darci Ramos FERNANDES, Valéria Lopes Cardoso MELO, Monna Rafaella Mendes Veloso CAMPOS, Elizabeth Santos Andrade MALHEIROS, TANIA PAVÃO OLIVEIRA ROCHA, IRAENNYS LETYCIA COSTA MIRANDA, ROSELINE OLIVEIRA CALISTO LIMA, POLLYANNA LIMA ALMEIDA, FRANCINEIDE BORGES COELHO