Dados do Trabalho
Título
INTERDISCIPLINARIDADE EM ATOS DE TRABALHO: a experiência junto pacientes renais crônicos em hemodiálise
Introdução
Segundo Kominsky (1993 apud ON, 1995, p. 157) “A interdisciplinaridade é o princípio da máxima exploração das potencialidades de cada ciência, da compreensão e da exploração de seus limites, mas, acima de tudo, é o princípio da diversidade e da criatividade”. A prática interdisciplinar possibilita maior flexibilidade da atuação profissional, herança de um passado absolutista, com o um modelo primordialmente biomédico, em processo de transformação.
Material e Método
Estudo descritivo do tipo relato de experiência da atuação do Serviço Social em Equipe Transdisciplinar em uma Unidade de Terapia Renal Substitutiva no Distrito Federal – DF.
Resultados
Maior articulação entre os profissionais, com abertura de interlocução entre os saberes, em equipe transdisciplinar, tendo como principal objetivo melhor adesão do paciente à hemodiálise, bem como engajamento da família no acompanhamento deste à terapia. Esses dados de melhor adesão puderam ser analisados a partir de indicadores de efetividade, quali-quantitativos, que apresentaram resultados diferenciados, em relação ao descrito na literatura.
Discussão e Conclusões
A complexidade da realidade social exige articulação das políticas públicas para responder as demandas advindas das novas configurações dos campos de atuação profissional e suas especificidades. A atuação do Serviço Social em um centro de hemodiálise é ampliado pelo fato da profissão ser, essencialmente, transdisciplinar, tendo em vista sua formação profissional abarcar saberes das mais diversas ciências. Ter a oportunidade de colocar essa riqueza de saberes em prática.
Palavras Chave
Doença Renal Crônica, Hemodiálise, Serviço Social, Transdisciplinaridade.
Área
RIM - Registros/Resultados do Centro
Instituições
CLÍNICA DE DOENÇAS RENAIS DE BRASÍLIA - Distrito Federal - Brasil
Autores
Damares Cintia Santos