Dados do Trabalho


Título

CARACTERIZAÇÃO DAS CÓRNEAS POR UNIDADE DE INTERNAÇÃO DO DOADOR NO BANCO DE OLHOS DO HOSPITAL DAS CLÍNICAS DA FACULDADE DE MEDICINA DE BOTUCATU - UNESP, NO ANO DE 2018

Introdução

O conhecimento sobre a quantidade e qualidade das córneas doadas de acordo com a procedência do doador em um grande hospital é de suma importância para a gestão estratégica do Banco de Olhos. OBJETIVO: Avaliar a influência da unidade de internação do doador sobre a quantidade e qualidade das córneas doadas, no HCFMB.

Material e Método

Estudo retrospectivo da Revisão de Óbitos do HCFMB e de prontuários dos doadores do BOB, em 2018. Dados levantados: número de doadores e classificação final da córnea, por unidade de internação.

Resultados

Em 2018 foram registrados 1.466 óbitos no HCFMB. Destes, 54% ocorreram nas Enfermarias (ENF), 24% nos Pronto-Socorros (PS) e 22% nas Unidades de Terapia Intensiva (UTI). Dos 325 potenciais doadores (22% dos óbitos), 85 (26%) foram doadores efetivos; destes, 52% vieram dos PS, 27% das ENF e 21% das UTI; Apenas 15 córneas (9%) foram classificadas como “ópticas”, sendo 40% destas provenientes das ENF, 33% dos PS e 27% das UTI. Classificaram-se como “tectônicas” 60% das córneas e 31% foram consideradas “inviáveis” para uso terapêutico. Os PS tiveram o maior percentual de doações (13%), seguido das UTI (6%) e ENF (3%). O maior percentual de córneas classificadas como “ópticas” (21%) foi proveniente das UTI; 17% das córneas das ENF e 8% dos PS.

Discussão e Conclusões

Apesar de os PS serem responsáveis por metade das córneas doadas, a qualidade destas foi proporcionalmente menor. Os resultados mostram uma necessidade de uma análise mais aprofundada, a fim de identificar os fatores diretamente relacionados à baixa taxa de doações e de córneas “ópticas”, além da alta taxa de tecidos considerados “inviáveis” para transplante no BOB.

Palavras Chave

Córnea
Transplante de córnea
Banco de Olhos
epidemiologia

Área

TECIDOS - Córnea

Instituições

Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu - UNESP - São Paulo - Brasil

Autores

Silvia Eduara Kennerly, Cíntia Banin, Valdeci Roberto Tavares, Marcos Roberto Luiz, Cibele Gregório dos Santos Melo, Alvio Isao Shiguematsu