Dados do Trabalho


Título

MOTIVOS DE DESCARTE DE CÓRNEAS CAPTADAS NO BANCO DE OLHOS DO HOSPITAL DAS CLÍNICAS DA FACULDADE DE MEDICINA DE BOTUCATU – UNESP, NO ANO DE 2018

Introdução

O descarte de córneas pelo Banco de Olhos faz parte dos processos de controle de qualidade e garantia de segurança dos tecidos nele processados. O estudo das causas de descarte é de grande importância para o planejamento de estratégias para a minimização das perdas evitáveis de córneas e recursos. OBJETIVO: Analisar o percentual e os motivos do descarte das córneas captadas pelo BOB.

Material e Método

Estudo retrospectivo de registros de prontuários dos doadores de córneas do BOB, em 2018. Dados levantados: total de córneas captadas e descartadas, por motivo, antes e após a preservação.

Resultados

Das 652 córneas captadas no período, 181 (28%) foram descartadas. Dentre os descartes, os motivos que se destacaram foram: sorologia positiva (56%), infiltrado estromal (15%), amostra hemolisada (11%), más condições do tecido (9%) e causa da morte (9%). Mais da metade (59%) dos descartes ocorreram após preservação; destes, 67% devidos à sorologia.

Discussão e Conclusões

Estudos prévios em bancos de olhos brasileiros, descrevem uma taxa de descarte entre 10 e 16,3%. Um percentual bastante elevado (28%) foi encontrado no BOB, motivado principalmente pelo teste sorológico. O resultado insatisfatório sinaliza a necessidade de revisão dos processos de trabalho no Serviço. A disponibilidade de um serviço laboratorial de retaguarda, 24 horas por dia, para exames sorológicos, poderia antecipar a inviabilidade das córneas e evitar gastos desnecessários com meios de preservação. Medidas preventivas à exposição ocular em pacientes em unidades de terapia intensiva poderiam reduzir os infiltrados estromais nos doadores dalas provenientes. Treinamentos de reciclagem das equipes captadoras poderiam minimizar as perdas por hemólise da amostra e por más condições do tecido.

Palavras Chave

Córnea
Transplante de córnea
Banco de olhos
Doadores de tecidos

Área

TECIDOS - Córnea

Instituições

Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu - UNESP - São Paulo - Brasil

Autores

Cíntia Banin, Silvia Eduara Kennerly, Marcos Roberto Luiz, Valdeci Roberto Tavares, Alvio Isao Shiguematsu, CIbele Gregório dos Santos Melo