Dados do Trabalho


Título

AVALIAÇÃO RENAL APÓS RESSUCITAÇÃO VOLÊMICA COM SOLUÇÃO STEEN® OU ALBUMINA EM MODELO EXPERIMENTAL DE CHOQUE HIPOVOLÊMICO

Introdução

A Steen Solution® (SS) é utilizada no recondicionamento pulmonar ex vivo pré-transplante. Trata-se de uma solução eletrolítica extracelular com albumina e dextran. O tratamento ex vivo ainda não é uma realidade na maioria dos centros transplantadores dado o custo e dificuldades técnicas. Uma alternativa para recondicionar pulmões é o tratamento “in vivo” de doadores com soluções que variam da iso à hipertonicidade. Recentemente, nosso grupo avaliou o impacto nos pulmões da utilização da SS como repositor volêmico. No entanto, é importante avaliar a toxicidade de tal solução em órgãos, como os rins. Visamos avaliar o impacto da reposição volêmica com SS e Albumina em modelos experimentais de choque hipovolêmico na fisiopatologia renal.

Material e Método

Utilizamos 40 ratos divididos em 4 grupos (n=10):
CHOQUE: Animais induzidos ao choque hipovolêmico.
STEEN®: Animais induzidos ao choque e tratados com infusão de SS.
ALBUMINA: Animais induzidos ao choque e tratados com infusão de Albumina a 20%.
SHAM: Apenas protocolo anestésico.
A pressão arterial média e a gasometria foram avaliadas por 120 min. Ao final do experimento coletamos urina, sangue e o rim direito. Quantificamos a população de linfócitos TCD3 e macrófagos CD68 no parênquima renal e avaliamos a concentração de ureia e creatinina na urina. Também foram dosados os níveis de creatinina sérica.

Resultados

A quantificação de células T CD3 e macrófago CD68 foi semelhante entre os grupos SHAM, CHOQUE, ALBUMINA E STEEN® (P=0,804 e P=0.396 respectivamente). Os níveis de uréia e creatinina não apresentaram diferença entre os grupos.

Discussão e Conclusões

Verificamos que a infusão de SS ou albumina na recuperação volêmica de animais pós choque hemorrágico, não apresentou efeito tóxico nos rins para os parâmetros avaliados.

Palavras Chave

Rim
Choque hipovolêmico
Steen Solution®
Albumina

Área

RIM - Complicações

Instituições

Universidade Nove de Julho - UNINOVE - São Paulo - Brasil

Autores

Camila Uchoa da Silva, Karina Andrighetti Oiveira Braga, Natalia Aparecida Nepomuceno, Liliane Moreira Ruiz, Vanessa Sana Vilela, Aristides Tadeu Correia, Irene de Lourdes Noronha, Paulo Manuel Pêgo Fernandes