Dados do Trabalho


Título

Causas da não inscrição para o transplante renal de pacientes em programa de diálise crônica na Região Metropolitana de Fortaleza

Introdução

Menos de 20% dos pacientes em diálise no Brasil estão inscritos para o transplante renal (TxR). O objetivo desse estudo foi descrever as causas de não inscrição para TxR de pacientes prevalentes em programa de diálise crônica em Fortaleza.

Material e Método

Estudo transversal incluindo pacientes em diálise crônica (>3 meses) na Região Metropolitana de Fortaleza entre ago/18-mar/19.

Resultados

Das 14 clínicas de diálise da região, 12 anuiram em participar do estudo. Descreveremos os dados preliminares de 7 destas 12. Dos 976 pacientes em programa crônico de dialise, 162 estavam inscritos e ativos, 233 estavam em avaliação pré-TxR, 90 recusaram participar do estudo, 21 estavam ausentes nos dias de entrevista, 166 foram considerados sem condições clínicas e 304 não estavam inscritos por assim terem decidido. Dentre estes 304 pacientes, 193(63%) eram homens e a idade foi 53,4±12,8anos. A principal causa de doença renal foi hipertensão (33%) e o tempo em diálise foi 63,1±64,1meses (mediana=40,5). Os principais motivos para recusa de ingressar em lista foram: receio de insucesso (33,9%), dificuldades logísticas/financeiras para realizar consultas/exames pré e pós-TxR (17%), problemas pessoais momentâneos ou permanentes (7,6%), receio de complicações (6,3%), experiencias negativas em TxR prévio (2%), receio de perder benefício previdenciário (2,3%), crença na reversão da função renal (2%), descrédito na modalidade (2%), falta de informação prévia ou aconselhamento por profissional de saúde (1,3%). Os demais (25,7%) compreendiam riscos e benefícios e optaram por permanecer em diálise.

Discussão e Conclusões

Dentre as causas modificáveis, detacam-se as barreiras socio-economicas de acesso à modalidade e motivos que refletem a falta de informação sobre a superioridade do transplante em relação à diálise.

Palavras Chave

Diálise; acesso; recusa

Área

ÉTICA, ENFERMAGEM, COORDENAÇÃO - Estatísticas locais

Instituições

Central Estadual de Transplantes - Ceará - Brasil, Universidade Estadual do Ceará - Ceará - Brasil

Autores

Francisca Maria Rodrigues dos Santos, Clarissa Ferreira Lobo, Vera Lucia Mendes de Paula, Raquel Sampaio Florêcio, Webertty Mayk Eufrásio de Figueiredo, Eliana Régia Barbosa de Almeida, Ronaldo de Matos Esmeraldo, Tainá Veras de Sandes-Freitas