Dados do Trabalho
Título
APLICAÇÃO DE FERRAMENTA PEDAGÓGICA SOBRE DOAÇÃO E TRANSPLANTE DE ÓRGÃOS: PROJETO DE EXTENSÃO NAS ESCOLAS DE ENSINO MÉDIO DO RIO DE JANEIRO.
Introdução
A relação entre a informação sobre o transplante e doação de órgãos e tecidos e o desejo de ser doador são estatisticamente associáveis, sendo que quanto maior a quantidade de informações, maior é a inclinação à doação.
Material e Método
Foi realizada intervenção pedagógica com 280 estudantes do ensino médio, incluindo escolas públicas e privadas, em que foram aplicados questionários acerca da opinião sobre o transplante de órgãos, respondidas depois (grupo A) e antes da intervenção (grupo B). O questionário consiste de perguntas referentes a sexo, idade e área de interesse acadêmico, além de três perguntas sobre o tema: (1) se autorizaria a doação de órgãos de um familiar; (2) se realizaria um transplante intervivos; (3) se doaria seus órgãos após falecer.
Resultados
Os resultados comparados revelam que as mulheres e estudantes com área de interesse pelas ciências humanas possuíram maior percentual de respostas positivas às três perguntas nos grupos A e B. Não foram encontradas diferenças por idade ou por perfil de escola. A intervenção se mostrou mais efetiva nos estudantes do sexo masculino cuja área de interesse é ciências exatas, subgrupos menos favoráveis à doação.
Discussão e Conclusões
O perfil de aceitação da doação no grupo estudado varia de acordo com o grau de informação no tema, na forma de transplante, no sexo e na área de interesse acadêmico, reforçando a necessidade de trabalhos de sensibilização com esse público.
Palavras Chave
Transplante de Rim; Rabdomiólise; Insuficiência Renal; Resultado do Tratamento
Área
ÉTICA, ENFERMAGEM, COORDENAÇÃO - Estatísticas locais
Instituições
Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ - Rio de Janeiro - Brasil
Autores
Victor Senna Diniz, José Marcus Raso Eulálio, Victoria Maria Brant, Ingrid Costa Vieira, Raphael Rodrigues Correa, Ingrid Ferreira Ribeiro, Rodrigo Lopes Leite Furtado, Assad Charbel Chequer Bon-Habib, Anna Carolinna Ferreira Carvalho, Daiane Oliveira Soares, Victor Jun Konno Secomandi, Jose Eduardo Ferreira Manso