Dados do Trabalho


Título

Análise dos Dados Clínicos dos Pacientes em Fila de Transplante de Rim no Estado do Espírito Santo

Introdução

O Brasil é o segundo país com maior quantidade de transplantes renais em número absoluto, e o Espírito Santo está ganhando notoriedade nessa área dentro do país. Contudo, pouco se conhece dos dados clínicos desses pacientes.

Material e Método

Trata-se de um estudo retrospectivo, transversal, descritivo e analítico. Os dados foram coletados na Central de Notificação, Captação e Distribuição de Órgãos do Espírito Santo (CNCDO/ES) por meio do Sistema Nacional de Transplantes (SNT). A amostra foi constituída pelos pacientes que permaneceram em lista de espera para transplante de rim no estado do Espírito Santo no período de janeiro de 2017 a janeiro de 2018.

Resultados

Da amostra analisada, 45,9% dos pacientes possuíam grupo sanguíneo O; 33,7% grupo A; 16,4% grupo B e 3,9% grupo AB. Sobre o número de transfusões, 51,5% precisaram de zero transfusão; 41,8% de uma; 4,4% de duas e 2,3% de três. Acerca das sorologias, 100% dos pacientes são negativos para Chagas; 100% negativo para Anti-Hbc, 99,5% negativo e 0,5% positivo para HbsAg; 82,2% negativo e 17,8% positivo para Anti-Hbs e 99,3% negativo e 0,7% positivo para Anti-HCV. Quanto aos diagnósticos, 63,2% foram devido à insuficiência renal crônica; 23,2% doença arterial hipertensiva; 10,4% diabetes; 2,6% glomerulonefrites.

Discussão e Conclusões

A maioria dos pacientes em fila possuía grupo sanguíneo O; não necessitou realizar transfusão, e quando imperativa, uma transfusão prevaleceu. Das sorologias maior parte foi negativa. E, em relação ao diagnóstico predominou a insuficiência renal crônica. É sabido que, no Brasil, a hipertensão arterial e a diabetes formam a maior parcela dos pacientes dialíticos, que são, respectivamente, o segundo e terceiro diagnóstico mais prevalente na amostra.

Palavras Chave

Transplante Renal; Diagnóstico; Dados Clínicos.

Área

RIM - Registros/Resultados do Centro

Instituições

Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória - Espírito Santo - Brasil

Autores

Lara Pin Venturini, Larissa Strutz Salviato, Lucas Durão Lemos, Victor Catrinque Nascimento, Solayne Silva Alves, Júlia Antunes Rizzo Bicalho, Lorrana Alves Matos, Luiza Assis Bertollo, Maria dos Santos Machado, Flávio Takemi Kataoka