Dados do Trabalho


Título

17β-ESTRADIOL REDUZ O INFILTRADO LEUCOCITÁRIO PULMONAR APÓS A MORTE ENCEFÁLICA EM RATAS

Introdução

A morte encefálica (ME) impacta na viabilidade de pulmões para transplante. Estudos mostram que após a ME, fêmeas apresentam maior inflamação pulmonar que machos, associada à redução dos hormônios sexuais femininos. Este estudo avaliou o tratamento com 17β-estradiol (E2) em ratas submetidas a ME.

Material e Método

Ratas Wistar foram submetidas à indução da ME e mantidas por 6h. Foram divididas em 3 grupos: (1) Sham (S), procedimento cirúrgico apenas; (2) ME, submetidas apenas à ME; (3) E2, submetidas à ME e tratadas com 17β-estradiol a partir da 3h (E2; 50μg/mL, 2mL/h). Foi realizada avaliação por microscopia intravital e amostras do pulmão e soro foram coletadas para histologia, RT-PCR e quantificação de mediadores no soro e em cultura de pulmão (explante).

Resultados

Após a ME, observou-se maior infiltrado leucocitário, reduzido no grupo tratado (S: 76±7; ME: 98±9: E2: 68±4 cel/mm2; p=0.009). Por histologia, observou-se também redução do infiltrado no grupo tratado (S: 2127±150; ME: 2343±96: E2: 1851±164 leucócitos/mm2; p=0.011). ME aumentou expressão de VCAM e ICAM-1 e o tratamento reduziu ICAM-1 (S: 1.3±0.1; ME: 3±0.8: E2: 1.4±0.1; p=0.042). A concentração sérica de IL-1β, MIP-1α e TNF-α aumentou e o E2 reduziu IL-1β. No explante, houve aumento de MIP-1α e redução com o tratamento.

Discussão e Conclusões

O tratamento com E2 em ratas submetidas a ME foi efetivo no controle da mobilização leucocitária para os pulmões, reduzindo a liberação de MIP-1α e a expressão de ICAM-1. A presença de maior infiltrado inflamatório pode influenciar no sucesso do órgão para transplante, e E2 pode ser considerado como ferramenta terapêutica para reduzir a inflamação pulmonar em doadoras.

Financiado por: 2016/03651-0, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP).

Palavras Chave

Fêmeas; morte encefálica; estradiol; pulmão

Área

CORAÇÃO/PULMÃO

Instituições

Centro Médico da Universidade de Groningen, Universidade de Groningen, Holanda - - Netherlands, Laboratório Cirúrgico de Pesquisa Cardiovascular (LIM 11), Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo - São Paulo - Brasil

Autores

Marina Vidal-dos-Santos, Fernanda Yamamoto Ricardo-da-Silva, Roberto Armstrong Jr, Raphael Santos Coutinho e Silva, Cristiano Jesus Correia, Luiz Felipe Pinho Moreira, Hendrik Gerrit Derk Leuvenink, Ana Cristina Breithaupt-Faloppa