Dados do Trabalho


Título

Avaliação Psicológica para Transplante de Órgãos: protocolo desenvolvido em um centro transplantador do Distrito Federal

Introdução

O transplante é um tratamento complexo que consiste na reposição de um órgão. Sua indicação implica mudanças físicas, psicológicas, sociais e econômicas para o sujeito, podendo eliciar diversas reações emocionais. O psicólogo pode fazer parte da equipe que assiste o paciente durante todo o processo, desde a avaliação até a adaptação a vida de transplantado.

Material e Método

Não há diretrizes e manuais que orientem o profissional acerca de como a avaliação psicológica deva acontecer neste contexto, o que permite que cada centro transplantador desenvolva seus próprios protocolos. Este estudo tem o objetivo de apresentar o protocolo de avaliação psicológica desenvolvida e utilizada no Instituto de Cardiologia do Distrito Federal (ICDF).

Resultados

Tal avaliação consiste em um estudo que requer um planejamento prévio e cuidadoso que subsidie a decisão do paciente e potencializar suas condições psicológicas e emocionais para realização do transplante. Explora-se sua compreensão do adoecimento e tratamento, adesão, uso de substâncias lícitas e ilícitas, histórico de transtorno mental, condição emocional, exame do estado mental atual, motivação para o transplante, mecanismos de defesa, estratégias de coping e rede de suporte social.

Discussão e Conclusões

Pacientes que apresentam condição psicológica compatível com seu estado clínico e coping satisfatório são liberados para transplante. Já os pacientes que apresentam falhas de adesão relacionadas a distúrbios de desenvolvimento ou personalidade, dependência química, ideação suicida e falhas na rede de apoio são contraindicados temporariamente, e encaminhados para serviços externos de saúde mental que atendam suas necessidades. Paralelamente, seguem em acompanhamento na instituição até que todas as condições psicológicas sejam atendidas para a realização do tratamento.

Palavras Chave

psicologia

Área

MULTIDISCIPLINAR - Psicologia/Serviço Social

Instituições

ICDF - Distrito Federal - Brasil

Autores

Narjara Tamyres Pedrosa Melo, Luciana Santos Floriano, Aline Silva Agustinho, Barbara Lays Izabella Martins Almeida