Dados do Trabalho


Título

Sirolimo (SRL) versus everolimo (EVR) versus micofenolato (MPA) em receptores de transplante renal com indução de globulina antitimocítica (r-ATG), tacrolimo (TAC) e prednisona.

Introdução

A combinação de TAC e MPA é considerada o padrão de tratamento imunossupressor na maioria dos centros de transplantes em todo o mundo. Devido a ausência de novas combinações de fármacos a outra opção disponível é o uso de inibidores de mTOR que apresenta eficácia comparável, porem perfil de segurança distinto.

Material e Método

Este grande estudo randomizado prospectivo de centro único compara a eficácia, a segurança, o monitoramento terapêutico de fármacos e um conjunto de candidatos a biomarcadores do uso de SRL (3 mg QD ajustado para manter concentrações entre 4 a 8 ng / mL), EVR ( 3 mg BID ajustado para manter concentrações entre 4 a 8ng / mL) ou MPA (720 mg BID) em receptores de transplante renal recebendo terapia de indução de 3 mg / kg r-ATG, tacrolimo e rápida redução de prednisona (Clinicaltrials.govNCT03468478).

Resultados

Esta análise preliminar inclui dados dos primeiros 153 receptores de transplantes renais que receberam SRL (n = 51), EVR (n = 50) ou MPA (n = 52). O tempo médio de seguimento do transplante foi de 234 ± 139 dias. Os principais resultados de eficácia e segurança são mostrados na Tabela. Embora a incidência de infecção / doença por CMV seja maior no grupo MPA, não há tendência similar para a infecção por BKV, apesar da maior carga viral média e um paciente com nefropatia por poliomavírus. Não há diferença na incidência de rejeição aguda comprovada por biópsia (BPAR) e taxa de descontinuação do tratamento. Também não há diferença nas trajetórias estimadas de taxa de filtração glomerular (eGFR) do mês 1 a 3 meses.

Discussão e Conclusões

Os autores concluíram que esses dados preliminares sugerem que exposições ao inibidor de mTOR comparáveis apresentam eficácia semelhante em relação ao MPA e menor incidência de infecção viral.

Palavras Chave

Sirolimo
everolimo
micofenolato
receptores de transplante renal

Área

RIM - Imunossupressão

Instituições

Hospital do Rim - São Paulo - Brasil

Autores

Claudia Rosso Felipe, Laila Viana, Marina Pontello Cristelli, Juliana Toniato, Klaus Nunes Ficher, Suzana Poleto, Julia Taddeo, Monica Nakamura, Henrique Proença, Renato De Marco, Maria Gerbase lima, Jose Medina Pestana, Helio Tedesco Silva