Dados do Trabalho


Título

PREVALÊNCIA DE CERATOPATIA BOLHOSA E CERATOCONE NOS PACIENTES NECESSITANDO DE UM TRANSPLANTE DE CÓRNEA NO ES.

Introdução

O transplante de córnea constitui uma alternativa terapêutica de grande eficácia para a maioria das doenças corneanas. O objetivo do estudo foi descrever os diagnósticos mais prevalentes em pacientes em lista de espera de transplante de córnea no Espírito Santo.

Material e Método

Trata-se de um estudo retrospectivo, transversal, descritivo e analítico. Os dados foram coletados na Central de Notificação, Captação e Distribuição de Órgãos do Espírito Santo (CNCDO/ES) por meio do Sistema Nacional de Transplantes (SNT). A amostra foi constituída pelos pacientes que permaneceram em lista de espera para transplante de córnea no estado do Espírito Santo no período de janeiro de 2015 a janeiro de 2018.

Resultados

Por meio da análise do diagnóstico dos pacientes cadastrados na Central de Notificação, Captação e Doação de Órgãos e que estão em fila de espera para transplante de córnea no ES, observa-se que 25,9% apresentavam ceratopatia bolhosa e que 16,5% apresentavam ceratocone. Essas patologias correspondem a 42,4% dos diagnósticos que levaram o paciente ao transplante.

Discussão e Conclusões

Uma vez comparado com outros achados, o predomínio da ceratopatia bolhosa é divergente dos resultados encontrados em estudos realizados no Brasil, na América Latina e na Europa, estes têm o ceratocone como a principal indicação de transplante de córnea. Na análise de estudo feito em Pernambuco, nota-se que o leucoma foi o principal diagnóstico associado ao transplante de córnea. O conhecimento a respeito dos principais diagnósticos que levam à indicação de transplante de córnea é essencial para a elaboração de medidas que ajam de forma específica sobre o controle dessas patologias e na redução da fila de espera de transplante de córnea no Espírito Santo.

Palavras Chave

Transplante de Córnea; Ceratopatia Bolhosa; Ceratocone.

Área

TECIDOS - Córnea

Instituições

Central de Notificação, Captação e Distribuição de Órgãos do Espírito Santo (CNCDO/ES) - Espírito Santo - Brasil, Liga de Transplante de Órgãos e Tecidos do Espírito Santo (LITOTES) - Espírito Santo - Brasil

Autores

Júlia Antunes Rizzo Bicalho, Pedro Henrique de Andrade Araújo, Sara Araujo Pedro, Solayne Silva Alves, Mayara da Silva, Camila Assis Bertollo, Lucas Durão de Lemos, Victor Catrinque Nascimento, Maria dos Santos Machado, Flávio Takemi Kataoka