Dados do Trabalho


Título

Painel de Indicadores do Processo de Doação e Transplantes - CGSNT : Ferramenta de apresentação de diagnóstico situacional e tomada de decisão.

Introdução

Diante da necessidade da Coordenação Geral do Sistema Nacional de Transplantes/MS em analisar o cenário de produção e qualidade dos integrantes do SNT de uma forma dinâmica e integrada com intuito de definir ações para Política Nacional de Transplantes, a equipe do Núcleo de Sistema da Informação da CGSNT desenvolve um Dashboad com indicadores do processo de doação/transplantes.
O painel visual apresenta, dentre outros, Indicadores de Doação – notificações x doador efetivo ; Indicadores da Lista de Espera e dos Resultados de Transplantes: mortalidade e sobrevida. A ferramenta disponibiliza os dados em número absolutos/por milhão da população, na extensão Brasil, estado e serviços para órgãos e córneas com a possibilidade de comparar panoramas entre qualquer extensão.


Material e Método

A partir da compilação de dados do Sistema Informatizado do SNT e de formulários (Formsus) encaminhados pelas Centrais Estaduais de Transplantes, os técnicos realizam tratamento nas bases de dados e em seguida tabulam um Excel que será projetado para um painel de visualização.A atualização dos dados tem uma previsão anual, no entanto, poderá ser trabalhada em intervalos menores.

Resultados

A ferramenta tem sido utilizada por diversos núcleos da coordenação da CGSNT para análise de cenários e tomada de decisões.Através do painel visual, é possível estabelecer uma sala de situação de monitoramento e avaliação dos principais macros indicadores do processo de doação e transplantes.

Discussão e Conclusões

A disponibilização de painel de indicadores facilita o monitoramento do processo de doação e transplantes, propiciando aos gestores um gerenciamento mais especifico de cada etapa e a identificação de aspectos com necessidades de melhorias dentro de cada realidade nacional/estadual ou local.

Palavras Chave

Indicadores, Doação e Transplantes, Dashboard, Painel.

Área

ÉTICA, ENFERMAGEM, COORDENAÇÃO - Estatísticas locais

Instituições

COORDENAÇÃO GERAL DO SISTEMA NACIONAL DE TRANSPLANTES - MINISTÉRIO DA SAÚDE - Distrito Federal - Brasil

Autores

JOSELIO EMAR ARAUJO QUEIROZ, DANIELA FERREIRA SALOMÃO, RISMARIA MENDES RODRIGUES CASTRO, JAQUELINE VIANA SANTOS, JAMIR ALVES CAIXETA JUNIOR