Dados do Trabalho


Título

ASSISTÊNCIA SEGURA NO TRANSPLANTE HEPÁTICO: INSERÇÃO DA FAMÍLIA E PACIENTE NO CUIDADO DOMICILIAR

Introdução

O transplante hepático é um procedimento cirúrgico complexo, o qual demanda cuidados específicos em todo o perioperatório1,2. O planejamento de estratégias de cuidado direcionadas a paciente, família e rede de apoio no cuidado domiciliar, auxilia a promover segurança e qualidade, sobrevida do enxerto, minimizar risco de complicações e qualidade de vida. Objetivo: Apresentar estratégias de cuidado para promover segurança e qualidade de vida ao paciente submetido ao transplante hepático em domicílio.

Material e Método

Estudo metodológico sustentado pelo referencial teórico do Scoping Study3, a sexta etapa foi desenvolvida junto ao paciente, família e observação participante, sendo elaboradas duas categorias.

Resultados

1ª categoria: “Educação em saúde à rede de apoio”, essa categoria traz implícito a importância de promover educação em serviço, com profissionais da atenção básica e familiares que irão atuar como cuidadores. 2ª categoria: “Cuidando de si para promover a segurança”, essa categoria revela a importância do paciente passar a receber informações sobre os cuidados a serem realizados em domicílio logo após alta da unidade de terapia intensiva.

Discussão e Conclusões

Os dados mostram o papel importante que a equipe multiprofissional das unidades hospitalares assume ao propor estratégias educacionais ao paciente submetido ao transplante hepático, família e rede de apoio, no sentido de dar continuidade aos cuidados que já estavam sendo realizados na internação, possibilitando maior segurança nas atividades desenvolvidas em domicílio. A educação em saúde, em todas as etapas do transplante, tem sido uma forte aliada da equipe multiprofissional no cenário dos transplantes4.

Palavras Chave

Transplante Hepático; Transplante; Alta Hospitalar; Educação em Saúde.

Área

ÉTICA, ENFERMAGEM, COORDENAÇÃO - Pós-operatório

Instituições

Universidade Federal de Santa Catarina - Santa Catarina - Brasil

Autores

Neide da Silva Knihs, Laísa Fischer, Laura Brehmer, Sibele Maria Schuantes Paim, Suyan Sens, Fernanda Lunardi