Dados do Trabalho


Título

ASSOCIAÇÃO DO HLA-B*51 COM PROGRESSÃO PARA AIDS EM PACIENTES HIV POSITIVOS DE DESCENDÊNCIA EUROPÉIA

Introdução

O estágio final da infecção pelo vírus HIV, conhecido como AIDS, está associado com elevada morbidade e mortalidade. Relatos da literatura mostram associações de suscetibilidade ou proteção dos genes HLA-B com a evolução para AIDS. Este estudo tem como objetivo investigar o impacto do HLA-B na progressão para AIDS em pacientes brasileiros descendentes de europeus.

Material e Método

Foram avaliados 286 pacientes HIV+ consecutivos sendo 94,7% caucasianos. Os dados clínico-laboratoriais foram obtidos dos prontuários. A tipificação HLA-B foi realizada por PCR-SSOr. As frequências alélicas foram calculadas por contagem direta. Os testes Exato de Fisher e Mann-Whitney foram usados para as variáveis categóricas e contínuas, respectivamente. A correção de Bonferroni foi aplicada conforme o número de grupos alélicos analisados. A análise multivariada por regressão logística para desfecho AIDS foi realizada no software EZR.

Resultados

Pacientes progressores para AIDS (AP; n=183) foram comparados com controles saudáveis (CON; n=200) e com os pacientes HIV+ não progressores (NP; n=103). Após correção de Bonferroni, apenas HLA-B*51 apresentou associação de suscetibilidade para AIDS: AP x CON (OR= 2,59; IC 95%: 1,49-4,60; p<0,001); AP x NP (OR=2,95; IC 95%: 1,43-6,70; p=0,0013). Não houve diferença entre NP x CON para HLA-B*51 (p=0,99). Foi observado que a presença do HLA-B*51 modulou negativamente a contagem de CD4+ (p<0,001), reforçando a associação sugerida na análise univariada. A análise multivariada por regressão logística corroborou a associação do HLA-B*51 com suscetibilidade à evolução para AIDS (OR=3,0; IC 95%=1,42-6,32; p=0,003).

Discussão e Conclusões

Os achados do presente estudo sugerem que o gene HLA-B*51 está associado com progressão para AIDS nesta amostra de pacientes brasileiros de origem européia.

Palavras Chave

HIV, AIDS, HLA-B

Área

HISTOCOMPATIBILIDADE/IMUNOGENÉTICA

Instituições

Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná - Paraná - Brasil

Autores

Alberto Cardoso Martins Lima, Caroline Grisbach , Maria Regina Pinheiro Andrade Tizzot, Angélica B. W. Boldt , Noemi Farah Pereira , Iara J. T. Messias-Reason