Dados do Trabalho


Título

Everolimus versus Micofenolato de novo na redução de incidência de Citomegalovírus após transplante renal em adultos, em um centro de referência de Belo Horizonte-MG

Introdução

A infecção por Citomegalovírus (CMV) está associada ao aumento da morbimortalidade após transplante de órgãos sólidos, além do que seu tratamento implica em aumento de custos no manejo dos pacientes transplantados. A redução do CMV em pacientes transplantados renais que receberam Everolimus (EVL) ou Micofenolato de sódio (MPS) "de novo" está em evidência na literatura recente. Foi realizada a troca do MPS por EVL no protocolo de manutenção pós transplante renal em um centro transplantador de um Hospital de Belo Horizonte – MG e avaliada a redução na incidência do CMV. Todos os pacientes do estudo tinham como associação o Tacrolimus (FK) e prednisona.

Material e Método

A base de dados foi obtida no programa Magnus. Foram incluídos os 122 pacientes com enxerto funcionante que realizaram transplante renal neste serviço no período de 2012 a 2016, com doadores falecidos e vivos, que receberam como imunossupressão de novo MPS/FK ou EVL/FK. Aqueles que receberam EVL/FK foram comparados aos que receberam MPS/FK quanto a incidência do CMV, taxa de rejeição, e creatinina de base.

Resultados

Houve redução significativa na taxa de CMV nos que receberam EVL/FK em relação aos que receberam MPS/FK (8,3% versus 38,3% respectivamente). Houve diferença na taxa de rejeição do enxerto entre os grupos (EVL/FK 22% versus MPS/FK 8,1%), sem diferença significativa no valor médio de creatinina de base (EVL/FK 1,84 versus MPS/FK 1,59).

Discussão e Conclusões

O esquema de imunossupressão com EVL/FK mostrou-se superior ao MPS/FK em relação a incidência de CMV, corroborando os dados encontrados na literatura, sem prejuízo em relação a taxa de rejeição ou valor médio de creatinina de base, portanto o esquema de imunossupressão EVL/FK ficou estabelecido com preferencial neste serviço.

Palavras Chave

Citomegalovírus, Transplante renal, Micofenolato de sódio, Everolimus

Área

RIM - Imunossupressão

Instituições

HOSPITAL EVANGÉLICO DE BELO HORIZONTE - Minas Gerais - Brasil

Autores

TIAGO LEMOS CERQUEIRA, MAYRA MARTINS PALOTTI, ANDRÉ NOGUEIRA DUARTE, BARBARA DORNELAS JONES, DANIELA AVELAR BARRA, RENATA LAMEGO STARLING, MARCELA KARINE SARAIVA FERNANDES FRANÇA, LILIAN PIRES DE FREITAS CARMO