Dados do Trabalho


Título

Avaliação da resposta humoral anti-HLA de pacientes transplantados renais em episódios de rejeição

Introdução

A verificação da presença de anticorpos específicos contra o doador (DSA) pré transplante e a sensibilização do paciente são fundamentais para que não ocorra episódio de rejeição após o transplante, aumentando a sobrevida do enxerto. O objetivo deste trabalho foi avaliar a incidência de Rejeição Mediada por Anticorpo (RMA) anti-HLA em pacientes transplantados com DSA.

Material e Método

Foram avaliados os pacientes submetidos ao transplante renal de um único centro entre 2017 e 2018. Foi considerado DSA positivo aqueles com média de fluorescência (MFI) > 500 detectados por Single Antigen (One Lambda®). Os dados foram obtidos na plataforma Magnus e no software Fusion®.

Resultados

Neste período, foram realizados 173 transplantes (69% doador falecido). A maioria (56%) dos pacientes apresentavam PRA negativo e apenas 9,2% PRA > 50%. Identificamos 13,8% dos pacientes com DSA pré-transplante (DF:18% / DV:3,8%). A incidência de RMA foi de 4,6%. Dentre os pacientes com DSA positivo antes do transplante, a incidência de RMA foi de 25% e 1,3% nos sem DSA (de novo) (p=0,02).

Discussão e Conclusões

Apesar de ser uma população de risco imunológico baixo, pacientes que apresentaram DSA evoluíram para rejeição humoral.

Palavras Chave

Rejeição, DSA, RMA

Área

RIM - Registros/Resultados do Centro

Instituições

CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DE JUIZ DE FORA - Minas Gerais - Brasil, SANTA CASA DE MISERICORDIA DE JUIZ DE FORA - Minas Gerais - Brasil

Autores

CASSIANO FELICIANO FURTUOZO, SILVIA REGINA COSTA DIAS, THAIS FERRIRA DE OLIVEIRA FREESZ, GUSTAVO FERNANDES FERREIRA, GABRIELA DOS PRAZERES RAGONE