Dados do Trabalho


Título

ASSOCIAÇÃO ENTRE ANTICORPOS ANTI-HLA DO DOADOR (DSA) E FALHA DO ENXERTO DE MEDULA ÓSSEA EM PACIENTES COM DOENÇAS NÃO MALIGNAS SUBMETIDOS AO TRANSPLANTE HAPLOIDÊNTICO DE RESGATE

Introdução

A presença de anticorpos anti-HLA específicos contra o doador (DSA) tem sido associada com risco aumentado de falha de enxertia (FE) após transplantes de medula óssea haploidênticos (TMO-Haplo) para doenças malignas. No entanto, o impacto dos DSA na FE em pacientes com doenças não malignas (NM) submetidos a TMO-Haplo de resgate ainda não foi reportado na literatura.

Material e Método

Entre 2008 e 2017, 23 pacientes com doenças NM foram submetidos ao TMO-Haplo de resgate com protocolo da ciclofosfamida pós-transplante (PTCy). Caracterização dos DSA foi realizada com teste Single Antigen Beads/plataforma Luminex. Teste exato de Fisher foi utilizado para avaliar a associação entre presença de DSA e ocorrência de FE. Estimativas de sobrevida foram calculadas pelo método de Kaplan-Meier e comparadas pelo teste de Log-rank.

Resultados

A taxa global de FE após TMO-Haplo de resgate foi de 22,7% (5/22), sendo quatro FE primárias e uma má função do enxerto. Cinco pacientes apresentaram DSA (21,7%), porém um destes teve morte precoce (D+11) e foi excluído da avaliação de enxertia. 75% (3/4) dos pacientes com DSA tiveram FE em comparação a 11,1% (2/18) dos pacientes DSA negativos (p=0,024). Pacientes com DSA tiveram menor sobrevida (40%) em relação aos sem DSA (70%), porém essa diferença não foi significativa (p=0,24). A ocorrência de FE apresentou associação expressiva com diminuição na sobrevida (p=0,004) dos pacientes submetidos ao transplante de resgate.

Discussão e Conclusões

O presente estudo em pacientes com doenças não malignas, inédito na literatura, sugere que a presença de DSA está relacionada com aumento no risco de rejeição, e indica que a ocorrência de falha de enxertia está fortemente associada com diminuição na sobrevida após TMO-Haplo de resgate com PTCy.

Palavras Chave

DSA, TMO Haploidêntico, Doenças não-malignas, Falha de Enxertia

Área

HISTOCOMPATIBILIDADE/IMUNOGENÉTICA

Instituições

Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná - Paraná - Brasil

Autores

Alberto Cardoso Martins Lima, Joselito Getz, Luciana Nasser Dornelles, Carmem Bonfim, Ricardo Pasquini, Noemi Farah Pereira