Dados do Trabalho


Título

CAUSAS DA RECUSA FAMILIAR NA DOAÇÃO DE MÚLTIPLOS ÓRGÃOS NOS HOSPITAIS DA ÁREA DE ABRANGÊNCIA DA ORGANIZAÇÃO DE PROCURA DE ÓRGÃOS - OPO MARINGÁ/PR, EM 2018.

Introdução

Em 2018 a OPO Maringá recebeu 234 notificações (126,01 notificações pmp) de Morte Encefálica. Destas, 182 tinham indicação para doação de Órgãos e Tecidos para Transplante, e passaram por entrevista familiar. O trabalho das CIHDOTT e OPO resultou em uma taxa de conversão de 74%, (61,9 doadores pmp). Compreender os motivos da recusa familiar se faz importante no planejamento de ações para a constante qualificação do acolhimento e conseqüente melhoria desses resultados.

Material e Método

Levantamento quantitativo, descritivo das causas de recusa familiar em 100% dos prontuários de potenciais doadores de Morte Encefálica com relato de entrevista negativo para doação, nos hospitais da área de abrangência da OPO Maringá, no ano de 2018.

Resultados

Foram analisados os 48 prontuários cujo entrevistas resultaram em recusa familiar, sendo as causas mais frequentes: doador contrário em vida (24,7%), família deseja corpo íntegro (19,8%), dissenso familiar (17,3%), familiar contrário a doação (14,8%), desconhecimento da vontade do doador (7,4%), demora para liberação do corpo (6,2%), motivos religiosos (3,7%), familiar sem condições emocionais para a decisão (2,5%), familiar indeciso (2,5%), Outros (1,2%).

Discussão e Conclusões

Os resultados apontam que a maioria das causas de recusa nos hospitais da OPO Maringá são passíveis de serem trabalhadas em campanhas de sensibilização e educação para a comunidade, visto que envolvem predisposição para a doação. O desejo pelo corpo íntegro, possivelmente seja a causa com maior complexidade de argumentação, considerando aspectos emocionais vinculados à manipulação do corpo do ente querido, e aqui a habilidade do entrevistador será determinante para o êxito da entrevista.

Palavras Chave

Morte Encefálica; doação de órgãos; entrevista; recusa.

Área

ÉTICA, ENFERMAGEM, COORDENAÇÃO - Estatísticas locais

Instituições

OPO MARINGÁ - Paraná - Brasil, SECRETARIA ESTADUAL DE SAÚDE DO PARANÁ - Paraná - Brasil

Autores

Marcela Battilani Belo, Gislaine Fusco Duarte, Regimara Anjos, Patrícia Micarelli Pereira, Marcos Roberto Bellato, Arlene Terezinha Badoch Cagol