Dados do Trabalho


Título

A adição de anticorpo monoclocal anti-rituximab ao soro de pacientes tratados com rituximab elimina as reações falso-positivas no crosmatch com linfócitos B

Introdução

A presença do anticorpo monoclonal (mAb) rituximab (RIT) no soro causa resultado falso-positivo em crossmatch (XM) com linfócitos B (LB), devido à sua ligação a moléculas CD20, presentes na superfície do LB. Recentemente foi proposto que o pré-tratamento do soro com mAb anti-RIT resolveria este problema (Alheim et al, 2018). O objetivo deste trabalho é relatar nossa experiência com este método.

Material e Método

XM por citometria de fluxo (FCXM) contra linfócitos T (XM-T) e LB (XM-B) (protocolo de Halifaster) foi realizado com soro de três pacientes que haviam sido tratados com RIT e que não apresentavam nenhum anticorpo HLA detectável pelo teste luminex single antigen. O FCXM foi realizado com 30 µL de soro, com e sem a adição de 1 µL de mAb de rato anti-RIT (clone MB2A4, Bio Rad, 1 mg/mL). O uso de 1 µL foi estabelecido em experimentos anteriores em que 1, 3 e 6 uL foram testados. FCXM foram também realizados com soros contendo anti-RIT acrescidos de soro controle-positivo para anticorpos HLA (HLA-SCP), na concentração final de 1:100, a mesma que usamos rotineiramente.

Resultados

Resultados idênticos foram obtidos com os três soros testados. XM-B: positivo (POS) com soro não tratado, negativo (NEG) com soro com anti-RIT; POS com soro com HLA-SCP, POS com soro com anti-RIT e HLA-SCP. XM-T: NEG com soro não tratado, NEG com soro com anti-RIT; POS com soro com HLA-SCP, POS com soro com anti-RIT e HLA-SCP.

Discussão e Conclusões

A adição de anti-RIT ao soro aboliu completamente os resultados falso-positivos no XM-B e não interferiu com o XM-T, nem com a detecção de anticorpos HLA. Concluímos que este é um método eficiente e de custo relativamente baixo (cerca de US$ 4,00) para a eliminação de reações falso-positivas em XM-B em pacientes tratados com RIT

Palavras Chave

FlowXM B, rituximab, prova cruzada

Área

HISTOCOMPATIBILIDADE/IMUNOGENÉTICA

Instituições

Instituto de Imunogenética -AFIP - São Paulo - Brasil

Autores

Renato de Marco, Renata Fantini, MARIA Gerbase-DeLima