Dados do Trabalho


Título

AVALIAÇÃO DA MECÂNICA VENTILATÓRIA EM MODELOS EXPERIMENTAIS DE CHOQUE HEMORRÁGICO E MORTE ENCEFÁLICA EM DOADORES DE PULMÕES PARA TRANSPLANTE.

Introdução

Os modelos animais experimentais são essenciais para analisar fenômenos patológicos, como a Disfunção Primária do Enxerto pós-transplante. A maioria dos órgãos é oriunda de doadores em Morte Encefálica (ME), muitas vezes vítimas de trauma, sujeitos ao Choque Hemorrágico (CH). Modelos animais de ME e CH são utilizados para mimetizar doadores na pesquisa experimental, avaliar lesões e desenvolver tratamentos específicos. O objetivo do estudo é avaliar e comparar o impacto na mecânica ventilatória produzida em modelos experimentais de doador de pulmão.

Material e Método

Utilizamos 20 ratos divididos em 2 grupos (n=10):
CH: Animais induzidos ao choque hipovolêmico(40mmHg).
ME: Animais induzidos à morte encefálica.
Os animais foram mantidos em ME ou CH durante 6 horas. A mecânica ventilatória foi avaliada antes da indução (valores basais: controle) e ao final do experimento.

Resultados

Observou-se que o CH aumentou a Elastância Tecidual (p<0,01) e a Elastância do Sistema Respiratório (p=0,032) em relação aos dados basais. A ME promoveu o aumento da Elastância do Sistema Respiratório (p=0,006). Em relação à Resistência Tecidual e à Resistência do Sistema Respiratório, o CH aumentou esses parâmetros em relação aos valores basais (p<0,001 e p=0,038). A ME não alterou os parâmetros de resistência (p=0,40 e p=0,45). Verificamos que CH leva ao maior comprometimento da Mecânica Ventilatória com a alteração da Elastância e Resistência Tecidual e do Sistema Respiratório.

Discussão e Conclusões

Tais achados são referências importantes para guiar a escolha de um modelo mais compatível com os tratamentos experimentais pretendidos. O CH é o modelo mais interessante em relação ao ME em estudos cujo objetivo é estabelecer métodos de tratamento da disfunção da mecânica ventilatória.

Palavras Chave

Choque Hemorrágico, Morte Encefálica, Transplante de Pulmão.

Área

CORAÇÃO/PULMÃO

Instituições

InCor - HCFMUSP - São Paulo - Brasil

Autores

Gregory Trindade Calheiros, Natalia Aparecida Nepomuceno, Liliane Moreira Ruiz, Aristides Tadeu Correia, Fabiana Silva Carvalho , Paulo Manuel Pêgo-Fernandes, Karina Andrighetti Oliveira Braga