Dados do Trabalho


Título

PANORAMA DAS DOAÇÕES DE MÚLTIPLOS ÓRGÃOS E TRANSPLANTE DE ÓRGÃOS SÓLIDOS NO ESTADO DA BAHIA NO PERÍODO DE 2009-18

Introdução

Em 2018 no Brasil, o Estado do Paraná obteve a maior frequência nas doações de órgãos e transplantes realizados de doadores falecidos por milhão de população. A Bahia tem sido um dos principais centros de doação e transplantes de órgãos do nordeste na última década. O objetivo do estudo foi descrever a frequência e evolução das doações de múltiplos órgãos e transplantes de órgãos sólidos no Estado da Bahia no período de 2009-2018.

Material e Método

Estudo descritivo com dados dos registros do Sistema Estadual de Transplante do Estado da Bahia. Foi realizado um corte no período do estudo em dois quinquênios (2009-13 e 2014-2018) para permitir a comparação. A análise estatística foi realizada através do programa R, versão 3.5.1.

Resultados

De 2009 até 2018 foram identificadas 4.001 notificações de morte encefálica, 923 doações de múltiplos órgãos, 468 transplantes de fígado, 879 renais, 06 de coração e 02 de pulmão. Ao comparar o total de doações e transplantes realizados nos períodos 2009-13 e 2014-2018 foram observados que no segundo quinquênio houve aumento de: 49% das notificações de morte encefálica, 61% das doações de múltiplos órgãos e de 59% dos transplantes renais realizados.

Discussão e Conclusões

Observou-se considerável elevação das notificações de morte encefálica, doações de múltiplos órgãos e dos transplantes de órgãos sólidos, sobretudo o de rins. Sugere-se que esta evolução ocorreu devido a fatores tais como a melhoria do conhecimento das equipes de saúde sobre o tema, ampliação da estrutura do Sistema Estadual de Transplante e maior agilidade para conclusão dos protocolos de morte encefálica. A despeito deste expressivo avanço, a frequência de doações e transplantes de órgãos sólidos por milhão de habitantes no Estado da Bahia ainda está aquém do desejado.

Palavras Chave

Doação de múltiplos órgãos; Transplante de órgãos

Área

ÉTICA, ENFERMAGEM, COORDENAÇÃO - Estatísticas locais

Instituições

Central de Transplantes do Estado da Bahia - Bahia - Brasil

Autores

LUCIANA JAQUELINE XAVIER PEREIRA-MACHADO, ADELMIR SOUZA-MACHADO