Dados do Trabalho


Título

Manual de Morte Encefálica: estratégia de orientação e sensibilização dos profissionais de saúde de um hospital transplantador

Introdução

Segundo Resolução do Conselho Federal de Medicina-CFM n° 2.173/2017, morte encefálica (ME) “é estabelecida pela perda definitiva e irreversível das funções do encéfalo por causa conhecida, comprovada e capaz de provocar o quadro clínico”. São pré-requisitos para identificar ME: lesão encefálica de causa conhecida; ausência de fatores tratáveis que possam confundir o diagnóstico; tratamento e observação em hospital > 6 horas; PAS > 100mmHg ou PAM > 65mmHg; temperatura corporal central > 35°C e SatO2 > 94%. Escopo de elaborar instrumento pedagógico atualizado no intuito de implementar rotina dos serviços de terapia intensiva e capacitar os profissionais de saúde no manejo diagnóstico de ME.

Material e Método

realizada distribuição dos manuais e capacitação nas três UTI’s do hospital transplantador do Maranhão pela equipe da CIHDOTT/HU-UFMA.

Resultados

escrito instrumento educativo nomeado “Manual de Morte Encefálica”, com 24 páginas organizadas em 15 tópicos: O que é ME? Quais os critérios para o diagnóstico de ME? Quais médicos podem determinar o diagnóstico de ME conforme a Resolução do CFM n°2.173/2017? Critérios indispensáveis para a realização dos exames clínicos; Como deve ser feito o teste de apneia? Quais exames complementares preferenciais para o diagnóstico de ME? Quais os procedimentos devem ser realizados após o diagnóstico de ME? Depressores do SNC; Contraindicações para doação de órgãos e tecidos; Manejo do PD de órgãos; Avaliação transfusional; Avaliação de Infecção; Exames de imagem; Algoritmo do processo de Doação-Transplante e Banco de olhos.

Discussão e Conclusões

implantação do manual de ME proporcionou o aprendizado de forma objetiva, dinâmica e eficiente dos profissionais de saúde nas UTI’s frente à determinação no diagnóstico de ME.

Palavras Chave

Morte encefálica; Educação em saúde; Profissionais de saúde

Área

ÉTICA, ENFERMAGEM, COORDENAÇÃO - Alocação

Instituições

Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão - Maranhão - Brasil

Autores

Heloisa Rosário Furtado Oliveira Lima, Kenya Mara Veras Santos, Regina de Fátima Cruz de Morais, Mara Alessandra Pereira Moreira, Magnólia Rosa Ribeiro Oliveira, Ângela Inês Brito Veiga, Adriana Heleny Borralho de Araújo